Série D começa com festa dos torcedores pelo país

A Série D do Campeonato Brasileiro começou neste sábado (19) com uma verdadeira festa do futebol pelas cinco regiões do país. Quarenta e dois clubes entraram em campo em busca do sonho do acesso à Série C. No total, 39 gols foram marcados nos 21 jogos de sábado. Apenas duas partidas encerraram empatadas sem gols.

Pelo Grupo A1, o Manauara-AM empatou com o Independência-AC por 1 a 1. Na Colina, Joaderson abriu o placar para os acreanos. Ibiapino deixou tudo igual para o time de Manaus. Na outra partida, encerrada na noite de sábado, a Tuna Lusa-PA venceu o Humaitá-AC por 3 a 0, na Arena da Floresta, em Rio Branco. O atacante Ronaldy foi o destaque da partida. Ele marcou os três gols do triunfo paraense.

No Grupo A2, o Iguatu-CE foi o único que venceu nas três partidas de sábado. O Azulão derrotou o Sampaio Corrêa-MA, no Estádio Morenão, com o único gol de Otacílio Marques. Mais cedo, o Maracanã-CE empatou com o Tocantinópolis-TO por 2 a 2. Hitalo e Gabriel Cassimiro marcaram para o Tocantinópolis. Ailton e Matheus, de pênalti, empataram para Maracanã nos minutos finais da partida. No mesmo horário, o Maranhão-MA empatou com o Altos-PI por 1 a 1, no Castelão. O time piauiense abriu o placar com Dieguinho no primeiro tempo, enquanto André Radija igualou para os donos da casa.

No Grupo A3, o Santa Cruz-RN venceu o Sousa-PB por 1 a 0, com gol de Guizão. Na outra partida, Horizonte-CE e América-RN empataram por 0 a 0, no estádio Domingão, no interior cearense.

No Grupo A4, o Lagarto-SE ganhou do União-TO por 2 a 1, no Barretão, na única partida. David e Zanatelli marcaram para o Verdão. Já Samuel Guedes marcou o gol do Guerreiro do Norte. No Grupo A5, o Luverdense-MT derrotou o Goiânia-GO por 1 a 0, no Estádio Annibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. O gol da vitória do time mato-grossense foi marcado por Raul Prata. Já a Aparecidense-GO venceu o Capital-DF por 1 a 0, no estádio JK. Stéfano Pinho fez o gol do time goiano fora de casa.

No Grupo A6, o Porto Vitória-ES empatou com o Nova Iguaçu-RJ por 1 a 1, no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim. Os gols saíram apenas no segundo tempo. Elton Martins abriu o placar para os donos da casa. No final, Lucas Cruz empatou para os visitantes. O jogo seguinte também encerrou empatado. Caetano fez dois gols para o Boavista-RJ no empate com a Portuguesa-SP, no estádio Bacaxá, em Saquarema. O último foi marcado aos 48 minutos do segundo tempo. Antes, Cristiano e Rildo abriram o placar para a Lusa.

O Maricá-RJ venceu o Rio Branco-ES na sua estreia na competição. Café e Clisman fizeram os gols do Tsunami, no estádio João Saldanha. No final da noite, o Pouso Alegre-MG venceu, de virada, o Água Santa-SP por 3 a 2, em casa. Léo Muchaco fez dois gols e deu assistência para Adson fazer o dele. Rafael Vaz e Filipinho descontaram para os paulistas

No Grupo A7, o Cianorte-PR venceu o Operário-MS por 1 a 0, no Albino Turbay. O gol da vitória foi marcado aos 52 minutos do segundo tempo por Caíque Cálito. Na outra partida, o Itabirito-MG derrotou o Monte Azul-SP por 1 a 0, no Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista. A partida marcou a estreia dos dois times em competições nacionais na história. O único gol da partida saiu aos 33 minutos do primeiro tempo com Richard. A última partida do grupo terminou empatada. O Uberlândia-MG e Cascavel-PR ficaram no 1 a 1, no Parque do Sabiá. O time paranaense saiu na frente com Líbano, mas o time local buscou o empate com Murilo, de pênalti.

No Grupo A8, o Joinville-SC ganhou do Guarany de Bagé-RS por 1 a 0, na arena do clube catarinense. Keké fez o único gol da partida. O jogo marcou o retorno do Joinville à Série D após três anos sem disputar uma divisão nacional. O Azuriz-PR venceu o São Luiz-RS por 2 a 1, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Matheus Guimarães e Gabriel Lima fizeram os gols da vitória da equipe de Pato Branco. O São Luiz descontou com Tetê.

De noite, o grupo teve mais dois confrontos. Marcílio Dias-SC e São José-RS empataram sem gols, no Estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí. Em seguida, o Brasil de Pelotas-RS ganhou do Barra-SC por 1 a 0, no Bento Freitas. Alexiel fez o único gol da partida.

Créditos: CBF