Em entrevista dada recentemente, o técnico Dunga falou um pouco sobre a tão lembrada Copa do Mundo de 2010. Na oportunidade, o treinador foi bastante criticado pela imprensa e pelos torcedores brasileiros por não ter convocado o meia Neymar, que na época estava no Santos, para ajudar a seleção canarinha na disputa do Mundial disputado na África do Sul. Naquele ano, Neymar possuía apenas 18 anos e já estava encantando os torcedores do nosso futebol com belos dribles e lances icônicos. Apesar do destaque que vinha tendo naquela época, o jogador não possuía nenhuma experiência trabalhando com Dunga, algo que pesou muito na decisão do comandante.

“Em dezembro [de 2009], Neymar não era titular do Santos. Em janeiro, era pré-temporada. Aí começou em fevereiro, e nós só tivemos um amistoso. A história da Seleção Brasileira, todos aqueles jogadores que foram convocados sem ter uma experiência dentro da Seleção Brasileira não conseguiram sobressair. Não conseguiram jogar como titular”, disse Dunga, em entrevista ao UOL.

Segundo explicou Dunga, ter convocado Neymar naquela época não teria feito diferença alguma naquela época. O treinador fez questão de relembrar os desfalques que teve durante a competição, que foram Elano e Ramires. Enquanto que Elano ficou de fora dos jogos após uma falta dura sofrida na segunda rodada, contra a Costa do Marfim, Ramires foi suspenso por ter tomado dois cartões amarelos. Essas ausências foram cruciais para que o Brasil tivesse sido derrotado para a Holanda.
“Mas voltando sobre o aspecto técnico e tático, não ia fazer diferença. Em 2010, o que nos atrapalhou foi que eu perdi dois jogadores da mesma posição. O Elano, que se machucou, e o Ramires, que tomou o cartão. Não foi das outras posições onde jogava o Neymar, o Ganso, que ia modificar. Aí teve que usar o Daniel [Alves], que já tinha jogado naquela posição. As pessoas tinham que falar que, quando o Brasil estava ganhando da Costa do Marfim, que faltava Ganso e Neymar, não falaram, né?! Aí quando perde, aí fala. Tem que falar nas duas”, disse o treinador.
Foto Destaque: Dunga, treinador de futebol. (Foto: Reprodução/Internet)