O pesadelo continua. Em mais uma partida fraca do Santa Cruz, o Tricolor foi eliminado pelo Tocantinópolis, em Tocantins, nas Oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D. O gol do Verdão do Norte foi marcado aos 41 minutos do segundo tempo por Chico Bala, que subiu sozinho numa cobrança de falta, para marcar de cabeça o único gol do jogo. Com esse resultado, enquanto o Tocantinópolis encara o São Bernardo, o Santa Cruz entra de férias forçadas, já que a temporada do Tricolor se encerrou.
Resumo
Primeiro Tempo
A partida começou bastante equilibrada para as duas equipes, com algumas oportunidades de ataques. Logo aos quatro minutos, Macena recebeu um belo passe de Anderson Ceará, mas chutou por cima do gol. Hugo Cabral também mostrou o seu futebol desde cedo, driblando na linha de fundo e cruzando rasteiro para Macena, mas o centro avante não alcançou. O Tocantinópolis respondeu com Marcinho, que chutou cruzado, mas Kléver espalmou para escanteio. O Verdão foi ganhando mais e mais força na partida, e quase chegou ao gol aos 38 minutos, quando no cruzamento de Tiago Bagagem, Alan Maia subiu sozinho e cabeceou na trave, no rebote, o atacante insistiu, mas Kléver fez boa defesa. Já no final do primeiro tempo, após uma disputa de bola entre Alemão e Betão, o zagueiro tricolor deu uma cabeçada no atacante esmeraldino, que revidou, os dois acabaram expulsos pelo árbitro, e ambas as equipes desceram para o vestiário com menos um.
Segundo Tempo
Na volta do intervalo, as duas equipes fizeram uma partida morna, sem arriscar muito e apostando nos lances de bola parada, que pareciam que iriam definir o classificado. O Santa Cruz aparentava ser a única equipe que tentava definir o jogo, mas não conseguia chegar no último terço do campo, e quando chegava, a pontaria era a principal inimiga da equipe. O jogo, que parecia se encaminhar para a disputa de pênaltis, mudou drasticamente numa cobrança de falta do Tocantinópolis aos 41 minutos – Marcinho cobrou para o meio da área e a bola achou Chico Bala, livre de marcação, que cabeceou para o fundo das redes. O Santa sentiu o gol, e não conseguia atacar o Tocantinópolis, que apenas administrou a posse de bola e a classificação para a próxima fase da Série D.
Pós-jogo
O Tocantinópolis avança para as quartas de final da Série D, tendo pela frente o São Bernardo, na partida que vale o acesso para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Já o Santa Cruz, encerra a sua temporada de 2022.