Finalmente, desde a sua chegada em fevereiro, o treinador Felipe Conceição teve uma semana para trabalhar, treinar e ajustar o elenco alvirrubro no seu estilo de jogo. O treinador confirmou que fará mudanças na escalação da equipe para o Clássico das Emoções contra o Santa Cruz neste sábado, válido pela semifinal do Campeonato Pernambucano, mas não deu pistas de quais serão essas mudanças.
“Não vou adiantar a escalação, mas temos retornos que estarão nos convocados. Se vai ter condição de iniciar ou entrar durante, vamos deixar para a estratégia do jogo. Importante os retornos para a partida e para a temporada a curto e médio prazo”, afirmou o treinador.
Além de uma semana livre, o treinador também ganhou peças fundamentais para a partida de amanhã, como é o caso do atacante Kieza, cotado para voltar apenas na Série B após uma lesão grau 3 na coxa, na partida contra o Atlético-BA pela Copa do Nordeste. O atacante conseguiu se recuperar e já voltou a treinar com bola nesta semana, mas não é esperado para iniciar a partida de amanhã, já que o departamento médico alvirrubro pediu cautela no retorno do atleta de 35 anos.
“A evolução dele passa pelo ritmo de jogo, mas nós temos que pensar no ano inteiro. Nós temos outra competição superimportante que é o Campeonato Brasileiro. Queremos que ele jogue de 30 a 34 jogos, a ideia é essa. Não dá para jogar tudo nesse começo porque podemos perder o atleta”, alertou Róbson Gomes, preparador físico do Náutico. O atacante disputou quatro jogos nesta temporada e já veio de uma lesão grave, após romper o tendão de Aquiles na metade do ano passado.
Outros atletas que estarão à disposição de Felipe Conceição serão os volantes Richard Franco e Djavan, que estavam suspensos na partida contra o Fortaleza e poderão jogar o clássico. O lateral Hereda, que também não jogou o Nordestão, também retornará, o atleta não pode jogar por indisposição.
Felipe Conceição sabe da importância da partida de amanhã – além da vaga na final, o clube garantirá a vaga na Copa do Brasil de 2023, competição de extrema importância para o Timbu. Para conquistar a vaga, será necessário conquistar a confiança dos atletas do grupo, principalmente daqueles que tiveram poucos jogos com o treinador, como é o caso do volante Rhaldney, que retornou de uma lesão no joelho e irá voltar à titularidade.
“Vamos ter uma diferença grande da escalação para o último jogo. Estaremos reforçados e isso é um bom sinal, mas tem a adaptação. Tem atletas que nem jogaram comigo direito e vão jogar. Rhaldney estava há quase um mês parado e praticamente não jogou dentro das ideias que estamos construindo”, concluiu Conceição.
Com a volta de vários jogadores no meio de campo, o treinador terá muito mais opções do que tinha no jogo contra o Fortaleza, onde só tinha Wagninho e Ralph como volantes de origem. Além dos dois, Felipe Conceição terá Richard Franco, Djavan e Rhaldney, além de Juninho Carpina e Eduardo Teixeira como armadores.
No ataque, Felipe Conceição poderá optar por algumas mudanças no trio, já que Kieza não está 100% para substituir Léo Passos, e as pontas continuam sendo insuficientes com Leandro Carvalho e Ewandro. As opções para o treinador são Paulo Víctor, que foi impedido de ser escalado no último jogo por questões contratuais com o Fortaleza, Amarildo e Robinho, que deixou de ser acionado com a chegada de Léo Passos.
Confira a provável escalação do Timbu para o Clássico das Emoções:
GOL Lucas Perri | LAT Hereda e Júnior Tavares | ZAG Wellington e Camutanga | MEI Richard Franco, Rhaldney e Jean Carlos | ATA Robinho, Ewandro e Léo Passos