Os campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco disputam agora o Brasileiro na cidade maravilhosa. Nesta quarta (27) e sexta (29), acontecem as viagens dos atletas.
Participam dos JEB’s os vencedores da etapa estadual dos Jogo Escolares de Pernambuco da categoria 12 a 14 anos. Cerca de 300 pessoas fazem parte da delegação de Pernambuco.
Tradicional competição do segmento estudantil, os Jogos Escolares Brasileiros iniciaram da década de 1970 e tiveram a sua última edição no ano de 2004.
Os JEB’s são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esporte, que custeia transporte, hospedagem e alimentação aos atletas e comissão técnica que competem na etapa nacional. Em 2021, a competição retorna tendo como sede o Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Os atletas de Pernambuco disputarão em todas as modalidades da competição, como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, luta olímpica, xadrez, ginástica rítmica, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.
A maior competição escolar do Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), acontecerá no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro – RJ, de 29 de outubro a 05 de novembro. As ginásticas artística e rítmica terão início do dia 28/10.
O Secretário Executivo de Esportes do Governo de Pernambuco, Diego Perez, ressaltou a importância da edição dos Jogos Escolares do estado em 2021.
– Nós fizemos, mesmo com as limitações da pandemia uma grande edição dos Jogos Escolares de Pernambuco. Subimos o nível técnico, nível de estrutura, nível de hospedagem, oferecemos uma oportunidade de execução muito melhor para todos os participante, com todos testados, inclusive. E agente acredita que essa melhoria em todo o conjunto da ação dos Jogos Escolares de Pernambuco, vai interferir diretamente nos Jogos Escolares Brasileiro.
Aproveitou para expressar a confiança que têm em todos os envolvidos nos Jogos Escolares Brasileiro.
– A gente confia muito nos técnicos, atletas e na nossa equipe, para que o resultado seja expressivo e mais uma vez Pernambuco possa ser destaque numa competição nacional escolar.
Embarque
Nesta quarta-feira(27), cerca de 90 atletas viajam e na sexta-feira (29), seguem quase 200 pessoas. E para quem estiver no aeroporto, vai sentir o clima dessa festa pernambucana, do apoio a todos os atletas que seguem nesse vôo de sonhos e esperança pelo esporte. Muita cultura envolvida, uma delas é o Frevo, fazendo toda a recepção dos atletas, comissão técnica e familiares.