A vitória de ontem(6) contra o Grêmio, trouxe um novo ânimo para todo o elenco rubro-negro. A partida teve dois destaques essenciais para o resultado positivo no confronto. O atacante Mikael e o meia Gustavo, que fizeram os gols da vitória. Os dois jogadores não foram contratados, são da base do Leão.
Gustavo: meia do Sport
Nesta temporada, Gustavo fez 14 jogos pelo Campeonato Brasileiro. O meia é jogador oriundo das divisões de base do Leão e já vestiu a camisa da seleção brasileira de base. Com apenas 19 anos, ele começou a ter oportunidade com o técnico Jair Ventura, que o utilizou principalmente no Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste deste ano.
Com um maior lastro de partidas, o meio campista começou a ter uma minutagem também nas partidas do Brasileirão, em alguns jogos atuando como titular. Em 2021, Gustavo jogou 27 partidas, com uma minutagem de mais de 600 minutos dentro de campo.
Mikael: atacante do Sport
Outro jogador que vem se destacando é o atacante Mikael. Com a saída de André da equipe rubro-negra, a vaga de centroavante no setor ofensivo do Sport tem a presença de apenas dois atletas: Mikael e Tréllez.
Mikael é outro jogador que veio da base do Leão. Diferentemente de Gustavo, o centroavante jogou em dois clubes sem ser o Sport; o América-PE em 2019 e o Confiança-SE em 2020. Pela equipe do Dragão o atacante teve um bom desempenho jogando 18 partidas e fazendo 7 gols. O bom retrospecto fez o atleta voltar de empréstimo para a Ilha.
Nesta temporada, Mikael é o artilheiro do Leão com 9 gols em 36 partidas. Pelo Brasileirão, o centroavante fez 19 partidas e marcou dois gols. O atacante é uma das peças mais utilizadas dentro do plantel rubro-negro.
Aplicação tática do Leão para conseguir a vitória e evolução nos próximos jogos
A conquista dos três pontos foi bastante comemorada pelos atletas e comissão técnica, mas por trás da vitória, o Sport mostrou algo que em alguns jogos estava faltando: objetividade e aplicação defensiva.
O técnico paraguaio Gustavo Florentín avaliou o desempenho da equipe e principalmente a importância da vitória para elevar o moral da equipe no lado psicológico.
“Fizemos uma grande partida, soubemos administrar o jogo e fazer os gols nos momentos oportunos. E, também, soubemos sofrer em determinados momentos. Ajuda (a vitória) muito. Muito. Pela necessidade que tínhamos, pela ansiedade que havia dentro da equipe de ganhar. O grupo vinha trabalhando. Todo mundo, nos jogos, e graças a Deus saiu essa vitória que psicologicamente irá ajudar a equipe”, disse o treinador.
Apesar do resultado positivo, o treinador rubro-negro espera uma maior evolução da equipe nos próximos jogos. Principalmente no aspecto de criação de jogadas e posse de bola.
“A verdade é que eu gostaria de ter maior volume, maior posse de bola e poder nos defendermos também com a bola. Hoje, taticamente fizemos uma boa partida, defensiva e ofensivamente. Mas nós precisávamos dessa vitória para que a ideia que pretendo possa fluir um pouco mais. O triunfo traz tranquilidade e confiança. E eu me permito, assim, como treinador, junto aos jogadores, seguir trabalhando no que acreditamos”, frisou.
A equipe do Sport diminuiu a pontuação para o primeiro time fora do Z-4, que é o Santos. Na próxima rodada, o Leão vai enfrentar o Juventude, quarta-feira(6), na Arena de Pernambuco.