Uma manhã de experiências transformadoras, em uma grande festa do esporte. Neste sábado (19), o Instituto Etiene Medeiros (IEM) realiza a terceira edição do Festival IEM, no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE). Estarão participando 500 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, no maior evento do calendário oficial do IEM, com atividades entre 8h e 12h.
O Festival, que já se consolidou como um dos principais eventos de inclusão esportiva do estado, está voltado para o esporte, a confraternização e a promoção da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, com uma programação variada e dinâmica.
Serão atividades na piscina, recreativas e culturais, com a presença de jovens de várias comunidades e projetos sociais do Recife. Nas arquibancadas, a festa fica por conta dos familiares e de pessoas da comunidade, que lotam o Santos Dumont para acompanhar o evento.
No total, além do IEM, serão mais 11 organizações participando, como as academias Movimentar e Acquaria, Compaz Leda Alves e Compaz Ariano Suassuna, o Centro Esportivo Santos Dumont, a Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho e a escola municipal da cidade de Limoeiro, interior pernambucano, que terá dois integrantes no evento.
O grande destaque será novamente a inclusão, com a participação de 45 PCDs, reforçando o compromisso do IEM com a diversidade e o respeito às diferenças. Fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros, o IEM tem como missão transformar vidas por meio do esporte, da educação e da cultura, sempre focando no desenvolvimento integral dos jovens.
Muitas atividades – Ao longo da manhã, haverá atividades de natação, celebrando o projeto Braçadas que Transformam, do IEM, que visa desenvolver habilidades esportivas e pessoais em jovens de 7 a 17 anos. Além da piscina, o Festival também promoverá ações recreativas na quadra esportiva, proporcionando momentos lúdicos e de conscientização para o público.
O já tradicional Nado de Abertura, que inicia o evento, terá as presenças de atletas do projeto Time Nado por Tudo, do IEM: Maria Elisa – primeira aluna a integrar o Instituto, Madu – exemplo de inclusão com surdez -, Aline e Vinícius – que até a edição passada participaram do Festival como alunos do Braçadas que Transformam.
“Sem dúvida, será uma festa incrível, repetindo as edições anteriores, reunindo amigos, familiares e a comunidade para acompanhar as crianças e adolescentes nas diversas atividades, em um evento bem inclusivo. O Festival reflete a essência do trabalho do IEM”, destaca Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM.
Todos os participantes receberão medalhas confeccionadas com plástico de fonte renovável, em uma parceria com o Projeto Geração 4, evidenciando o cuidado do IEM com práticas sustentáveis.
O Festival IEM 2024 é realizado com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Banco Votorantim, B3, com a Lei de Incentivo ao Esporte e Governo Federal.
IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social – O IEM une educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Fotos: (Igo Bione / IEM)