Ontem o Timbu não conseguiu ser eficiente contra o Botafogo no estádio Nilton Santos (Engenhão). Com vários erros na defesa e no ataque alvirrubro, o treinador Marcelo Chamusca não conseguiu evitar a derrota com os jogadores que entraram em campo durante o segundo tempo de jogo. Mesmo quando o timbu vencia a partida, a falta de qualidade e de eficiência em campo eram claros a todos, e Chamusca avaliou a atuação do Timbu na derrota por 3×1 para o Fogão na coletiva pós-jogo.
“Náutico iniciou muito bem, nós controlamos bem o jogo até o momento do gol, até um pouco depois do gol, mas aí nos desorganizamos muito, começamos a errar, errar na saída, errar na hora de tomar decisões no campo adversário, e o Botafogo cresceu, é um time que tem uma intensidade de contra-ataque muito forte. No intervalo tentamos corrigir, principalmente no aspecto defensivo, e mais uma vez tomamos o gol em uma saída onde perdemos a bola e o Botafogo aproveitou. Daí em diante, o time tem sofrido gols e se desestabiliza. Nós temos que ter um controle mental das partidas. O gol faz parte do jogo e a gente tem que reagir e não se descontrolar”, comentou Marcelo Chamusca.
O treinador começou a partida com Iago Dias como centroavante, apesar do atleta ser originalmente ponta-direita, Chamusca explicou o porquê da escolha de Iago na posição: “A opção pelo Iago era ter um jogador de profundidade, ter um jogo com um atleta mais rápido, que atacasse um pouco mais a linha do Botafogo. Acho que no início a gente conseguiu aproveitar bem a característica do Iago. Ele batalhou muito, se movimentou, segurou umas bolas interessantes, apesar de não ser a posição dele, a gente está com uma dificuldade naquele setor, e optamos por um jogador reativo. Acho que a movimentação dele foi interessante, criou algumas situações de jogo, criou possibilidades, levando em consideração, claro, às limitações da posição”, explicou Chamusca.
Para essa partida, Álvaro, Carpina e Thassio não foram relacionados. O treinador Chamusca explicou que devido a limitação de 20 atletas para jogos fora de casa, ele optou por não trazer esses jogadores. Quando perguntado qual a sua parcela de culpa pelos últimos resultados irregulares do Timbu, Marcelo respondeu:
“O jogo hoje foi muito difícil para o Náutico. Começamos bem e depois cedemos espaços, erramos muito. O Botafogo é um time com jogadores de qualidade. Nós tentamos, fizemos substituições em todos os jogos. Todos os jogadores estão tendo possibilidades de jogar, com oportunidade. O momento é um momento difícil. Quando cheguei, o Náutico vinha de uma sequência de cinco resultados negativos, a gente conseguiu estancar, mas o passo seguinte, que seria melhorar, não aconteceu. Então a gente precisa fazer isso o mais rápido possível, e a oportunidade de agora é no jogo contra o Londrina”.
O jogo marcou também a estreia de Jacob Murillo e Júnior Tavares, que não foram muito eficientes durante a partida – Jacob não deu nenhum chute a gol e Tavares, apesar de participar mais da partida, não conseguiu ser determinante. Chamusca falou sobre mais reforços que estariam vindo para o Náutico ainda nesta semana: “Nós relacionamos dois atletas (Jacob Murillo e Júnior Tavares), até porque são dois jogadores que vinham há algum tempo sem jogar, e a gente precisava colocá-los a campo, e foi isso que a gente fez no segundo tempo. Eu penso que o Náutico precisa e a gente vai trazer, sim, alguns jogadores para outras posições que a gente entende que tem uma carência no nosso elenco. Agora na próxima semana mais contratações vão chegar para que a gente possa agregar nosso elenco e ter um leque maior de opções”, concluiu Chamusca.