Na última segunda-feira (15), a Conmebol tratou de se pronunciar sobre a confusão generalizada que ocorreu na disputa da grande final da Copa América, que foi dispensado Utada no Hard Rock Stadium, em Miami, o que motivou o atraso do duelo entre Argentina x Colômbia em cerca de 1h30, atrapalhando muito da logística do duelo. Na oportunidade, muitos torcedores das duas seleções tentaram invadir o estádio do jogo para poder acompanhar a grande final, gerando um tumulto imenso antes da partida.
”Como se sabe, na final disputada em Miami, torcedores sem ingressos dirigiram-se às proximidades do estádio, o que atrasou o acesso normal das pessoas que os possuíam, o que retardou a entrada e levou ao fechamento de portas. Diante desta situação, a CONMEBOL ficou sujeita às decisões das autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança”, comentou a entidade.
Além disso, a Conmebol ainda informou que sugeriu às autoridades que algumas mudanças no procedimento de segurança fossem adotadas para que o duelo da grande final da Copa América pudesse ser aproveitado da melhor forma, mas que não foram adotados pelos responsáveis. Por conta do grande tumulto na entrada do estádio, o duelo foi adiado para 1h30 depois do previsto.
”Além das disposições determinadas no referido contrato, a CONMEBOL recomendou às referidas autoridades os procedimentos testados em eventos desta magnitude, os quais NÃO foram levados em consideração. Lamentamos que os atos de violência provocados por pessoas mal-intencionadas tenham manchado uma final que estava preparada para ser uma grande festa desportiva”, disse a Conmebol.
Foto Destaque: Final entre Argentina x Colômbia. (Foto: Reprodução/Internet)