O Programa de Clínicas de Natação Nado Por Tudo está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (6). Promovido pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), serão dois encontros: o primeiro marcado para o dia 25 deste mês, com mais uma data programada para o dia 1 de junho, ambos no período da manhã e com as atividades no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (PE).
Uma iniciativa inovadora e pioneira do Instituto. O projeto está sendo viabilizado por meio da lei de incentivo ao esporte, tendo o BV como facilitador. O objetivo é incentivar a prática da natação, especialmente entre os jovens, com clínicas dedicadas à aprendizagem e aprimoramento dos quatro estilos: nados crawl, peito, borboleta e costas.
O novo projeto do IEM traz a expertise adquirida ao longo da carreira da sua fundadora, a nadadora pernambucana Etiene Medeiros, mais uma vez para a sua cidade natal, Recife. Este será o primeiro programa de clínica realizado pelo Instituto, que visa fortalecer e enriquecer o cenário esportivo de Pernambuco – antes houve uma clínica Nado Por Tudo em 2017.
Neste primeiro projeto, as clínicas serão realizadas no Grande Recife. No entanto, o Instituto tem a visão de expandir a iniciativa para outras cidades do estado e para diferentes regiões do País em um futuro próximo, transmitindo conhecimento e compartilhando experiências com praticantes da modalidade em diversas categorias em todo o Brasil.
As inscrições estão abertas para a primeira fase – nado crawl. Qualquer praticante de natação entre 7 e 17 anos pode se inscrever, desde que tenha conhecimento básico do estilo crawl. Elas podem ser feitas no link https://bit.ly/inscricaoclinicaNPT.
“Se você busca aperfeiçoar as técnicas dos nados crawl, peito, borboleta e costas, venha conosco! Anote já na sua agenda e participe do Programa de Clínicas Nado Por Tudo”, afirma Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM.
As fases – O projeto conta com quatro fases distintas, cada uma centrada em um estilo/nado específico, que terá uma clínica de aprimoramento técnico e uma tomada de tempo, permitindo avaliar o progresso dos participantes. Elaborado por Etiene e sua equipe multidisciplinar, é concebido para ser realizado anualmente, garantindo que as clínicas não sejam eventos isolados, mas sim uma série contínua de oportunidades para os beneficiários aprimorarem suas habilidades.
Atividades do IEM – Ano a ano, o IEM vem crescendo em número de alunos, assim como está sempre buscando a realização de novos projetos, como agora com as clínicas. O IEM tem um total de 200 alunos no Projeto Braçadas Que Transformam (educacional) e 18 no Time Nado Por Tudo (rendimento). Crianças e jovens que participam do projeto contam com atividades educacionais, culturais e esportivas, promovendo o seu desenvolvimento integral.
Em suas diferentes ações, o IEM tem como missão ampliar o acesso ao esporte, à educação e à cultura na infância e adolescência. As atividades do Instituto são todas gratuitas e realizadas no Complexo Esportivo Santos Dumont. Os alunos do IEM contam com aulas de natação, oficina de habilidades, aulas de diversidade, acompanhamento psicossocial, educação alimentar e nutricional, práticas de meditação e yoga.
IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social – O IEM une educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Foto Destaque: (Igo Bione / IEM)