Apontado como grande favorito ao título da Premier League, o que significaria a inédita quarta conquista consecutiva do campeonato, o Manchester City ainda não sabe se contará com Erling Haaland contra o Nottingham Forest.
Mas isso não deve ser uma grande preocupação de Pep Guardiola para o confronto deste domingo (28), às 12h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. Ao menos é o que dizem os números.
Se por um lado é inegável a falta que faz um artilheiro do calibre de Haaland, que soma 31 gols na temporada e 20 só no Campeonato Inglês, por outro as estatísticas apontam que o City consegue ser ainda mais imparável quando o norueguês não está em campo.
Com Haaland entre os titulares, o time de Manchester ostenta um aproveitamento de 75,2%, graças a 26 vitórias, 10 empates e somente 3 derrotas em 39 jogos somando todas as competições. Nada mal, mas ainda inferior ao rendimento sem ele.
Nas 14 partidas que atuou sem o camisa 9, o Manchester City venceu 12 vezes, empatou uma e perdeu somente uma vez, o que garante um aproveitamento de 88,1% dos pontos. O único revés foi para o Newcastle, na Copa da Liga Inglesa, resultado que eliminou os azuis do torneio.
Os números aquecem a discussão que existe na Inglaterra. Depois de uma temporada em que quebrou recordes e foi primordial na conquista da Tríplice Coroa, Haaland não tem conseguido apresentar a mesma performance, sobretudo em 2024, após retornar de uma lesão que o tirou até do Mundial de Clubes.
Mas sacá-lo do time é algo fora de cogitação para Guardiola, que, sempre que tem o goleador à disposição, faz questão de utilizá-lo como titular. Caso esteja recuperado para o domingo, Haaland certamente encabeçará o ataque contra o Nottingham Forest. Caso contrário, a posição será de Julián Álvarez.
Independentemente de quem esteja no comando do ataque, é certo que o City vai com tudo em busca da vitória que pode até fazê-lo terminar o fim de semana na liderança da Premier League. Restam cinco rodadas para o encerramento da competição.
Foto Destaque: Guardiola e Haaland conversam após jogo do Manchester City Michael Regan / Getty Images
Créditos: ESPN.