O sonho do Santa Cruz de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano parece que ainda não chegou ao fim. Na noite desta segunda-feira (25), o clube tricolor soltou uma nota onde alegava que o Democrata de Sete Lagoas não poderia disputar a competição nacional pois teria sido rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro só ano passado. Com isso, segundo também informou o presidente Bruno Rodrigues, o clube irá entrar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva para poder jogar a competição.
Ao que parece, o Mais Querido deverá ir em busca de uma vaga na competição nacional da Quarta Divisão mesmo que a CBF já tenha divulgado o calendário de jogos desta temporada para a Série D. Para tentar conseguir uma vaga na competição, o clube deve mirar suas atenções no Democrata de Sete Lagoas, que ficou com uma das vagas da competição através da Federação Mineira de Futebol.
Contudo, o impasse fica por conta do fato do clube mineiro ter sido rebaixado na disputa de seu estadual, o que segundo diz as regras da própria CBF inviabilizaria a conquista de uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro por parte do clube. Pensando nessa brecha no regulamento, o Santa Cruz vai tentar se garantir na competição deste ano.
Publicação do Santa Cruz:
Os clubes dos estaduais 2023 classificados para a Série D 2024 tem previsão no parágrafo terceiro do art 3o do REC 2023. A quantidade de vagas é definida no art. 2o do REC 2024.
No caso de ausência, a vaga está disciplinada no art. 4o. Contudo, em caso de desistência, há previsão da vaga ir pra outra federação, contrariando o próprio art 2o.
Por outro lado, o Democrata de Sete Lagoas está sem habilitação, vez que foi rebaixado no mineiro de 2023, o que contraria o art. 193, parágrafo primeiro da Lei geral do Esporte.
Aqui não se fala mais em desistência e sim em desabilitação do campeonato.
No REC 2024, não há previsão pra desabilitação. Nesse caso, deve-se recorrer ao RGC.
Foto Destaque: Santa Cruz vai em busca de vaga na Série D. (Foto: Reprodução/Internet)