CBF explica a ausência do VAR nas fases iniciais da Copa do Brasil

Anderson Silva

Anderson Silva

Compartilhe

Se tem uma coisa que sempre causa polêmica nos duelos da Copa do Brasil é a ausência de VAR nas duas fases iniciais da maior copa do nosso país. Na última sexta-feira (15), o blog da ESPN entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, para saber mais a respeito sobre isso. Essa dúvida se deu principalmente após a vitória do time do Corinthians diante do São Bernardo na última quinta-feira (14). Apesar do blog da ESPN não ter tido um retorno rápido da entidade, a CBF soltou um pronunciamento sobre o caso logo em seguida, explicando com mais detalhes isso.

Apesar da polêmica da vez ter sido no duelo entre as duas equipes paulistas, muitos outros times já se sentiram desconfiados e preocupados com a ausência do uso do VAR nos jogos iniciais da Copa do Brasil, para alguns a principal competição entre clubes brasileiros. Por conta de seu alto valor em premiação, muitos clubes focam totalmente na Copa do Brasil para buscar receita para o restante da temporada.

Troféu da Copa do Brasil. Foto: Redes Sociais

Veja abaixo a resposta, na íntegra:

A CBF informa que trabalha para realizar todos os jogos das suas competições com o VAR, mas ainda não é possível por questões de limitações técnicas em alguns estádios.

Por causa do caráter inclusivo da Copa do Brasil, que reúne 92 times das 27 federações, alguns estádios nas duas primeiras fases ainda não foram homologados para fazer jogos com a tecnologia.

Por isso, a CBF decidiu não usar a tecnologia nos jogos nessas duas primeiras fases da competição para evitar tratamento diferenciado aos participantes.

Vale ressaltar que a CBF é a Federação nacional que mais realiza partidas com o VAR no mundo.

Neste ano, a entidade fará 910 partidas com o árbitro de vídeo e pretende crescer o número de partidas nos próximos anos.

Algo semelhante acontece em todo mundo. A FA Cup, da Inglaterra, por exemplo, também não realiza todos os seus jogos com o VAR.

Foto Destaque:Árbitros da CBF realizam treinamento de VAR em abril de 2023 Rodrigo Ferreira/CBF

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site