A Copa do Nordeste terá sua 21ª edição em 2024. O Santa Cruz, que foi campeão em 2016, tentará seu segundo título na história. Já o Retrô, busca a conquista inédita da competição. As equipes estreiam neste final de semana em jogo válido pela eliminatória do Nordestão.
Vale salientar que o clube vencedor da Copa do Nordeste deste ano terá uma vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025.
O primeiro pernambucano a entrar em campo será o Retrô, que viaja até Aracajú para duelar contra o Confiança, em Sergipe. A partida será realizada neste sábado (06), às 16h, no estádio Batistão.
O Santa Cruz joga no dia seguinte, também fora de casa. O tricolor joga contra o Altos, no Piauí, no Lindolfo Monteiro, às 19h.
A eliminatória da Copa do Nordeste será decidida em jogo único. O empate leva a decisão para os pênaltis.
Caso Retrô e Santa Cruz avancem, eles ainda vão precisar passar por mais uma eliminatória até chegar à fase de grupos da Copa do Nordeste. Este duelo será definido pelo ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O Retrô anunciou o treinador Vinícius Bergantin, ainda no mês de setembro. O clube manteve uma grande parte do elenco, como os experientes Jonas (volante), Luizinho e Fernandinho (atacantes). Além disso, o time azulino trouxe de volta o atacante Franklin Mascote. Com passagens em 2022 e 2023, Mascote possui 23 jogos com a camisa da Fênix e 13 gols anotados.
O Santa Cruz trouxe de volta o treinador Itamar Schulle, que comandou o clube em 2020 e foi vice-campeão estadual. Com um elenco reformulado e muitos atletas oriundos da base, o tricolor do Arruda também contratou alguns jogadores mais conhecidos, como é o caso do lateral-direito Toty, de 32 anos, que passou pelo Santa também em 2020. O zagueiro Rafael Pereira, de 39 anos, ex-Náutico e Sport, é o atleta mais experiente do grupo.
Créditos: FPF-PE
Destaque: Marlon Costa/Pernambuco Press)