Após um ciclo de seis anos à frente da Seleção Brasileira, Tite assumiu o Flamengo em 2023 com objetivos bem definidos. Uma das missões do técnico é recuperar jogadores para atingir o propósito de se classificar de maneira direta para a Libertadores 2024. Indiretamente, o trabalho do treinador pode contribuir positivamente como o futuro da Canarinho.
Uma das maiores virtude de Tite, de acordo com os jogadores que com ele trabalharam, gira em torno do aumento da confiança dos atletas. O treinador tem um perfil “paizão” e um histórico de melhorar o rendimento de sua equipe. No Flamengo, essa veia acolhedora já começou a aparecer, e os frutos já vêm sendo colhidos.
Outro atleta recuperado com Tite foi Pedro. O atacante, que em 2023 protagonizou uma das piores temporada no Flamengo e chegou a quatro meses sem marcar gols com a bola rolando, reencontrou o caminho dos gols e voltou a mostrar bom futebol, sendo importante para o grupo e assumindo a titularidade do ataque.
Com o trabalho ainda no início, mas já com registro de Pedro e Cebolinha em evolução, a tendência é que Tite consiga recuperar mais atletas e, em 2024, recoloque a maioria dos jogadores dentro de suas ‘fases ideais’. Nesse cenário, o Flamengo, que é dono de um dos mais estrelados e talentosos elencos do país, pode contribuir com novos nomes para a Seleção Brasileira em futuras convocações.
CARÊNCIA POR JOGADORES DE DESTAQUE NA SELEÇÃO BRASILEIRA
A Canarinho vive um momento conturbado sob o comando de Fernando Diniz, e encerra os compromissos de 2023 com uma série de tabus quebrados negativamente. Com a necessidade de reformulação e a carência de jogadores de destaque, o Brasil precisa de novos nomes capazes de “mudar a cara” da Amarelinha, e o Flamengo pode ser indiretamente responsável pela futura evolução.
Além de Pedro e Cebolinha, o Flamengo tem outros jogadores com grande potencial para convocações, como Gabigol e Ayrton Lucas, que têm passagens pela Seleção. Agora, resta saber até que ponto Tite conseguirá deixar o elenco rubro-negro a plenos pulmões e, consequentemente, render novos nomes à única Seleção pentacampeã do mundo.
Foto Destaque: Trabalho de Tite no Flamengo pode contribuir com a Seleção Brasileira (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Créditos: Lance.