A maior edição da história da Copa do Nordeste começa em outubro, 36 equipes, que contam com três times de Pernambuco na seletiva do torneio – Santa Cruz, Central e Retrô.
O Salgueiro era o dono da vaga que fechava o trio pernambucano na disputa da Pré-Copa do Nordeste, junto ao Santa Cruz e Central. Mas na quinta-feira(26), a diretoria do Carcará, emitiu uma nota oficial informando que o clube não participaria da disputa, alegando dificuldades financeiras.
Trecho da Nota Oficial
Foi uma decisão bastante pensada e extrema, que precisou ser tomada em decorrência da falta de apoio financeiro, bem como, alto custo de uma manutenção de uma equipe profissional de futebol.
Buscamos parcerias, patrocinadores, meios que viabilizassem nossa participação, entretanto, não conseguimos o suporte financeiro necessário para tal.
Lembrando que o time do sertão, também não participou esse ano do Nordestão, por falta de recursos financeiros para montar um time.
Retrô
Assim, a vaga deixada pelo Salgueiro, passou para Afogados, depois Vera Cruz, as duas equipes desistiram. Deixando para o Retrô essa oportunidade. O time de Camaragibe confirmou à participação na etapa preliminar da Copa do Nordeste.
A Fênix, vem disputando o Campeonato Brasileiro da Série D, atualmente ocupa o quarto lugar do Grupo 4, com 18 pontos, quatro vitórias, 6 empates e duas derrotas.
Agora Pernambuco soma com Santa Cruz, que garantiu vaga pela classificação no Campeonato Pernambucano, o Central pelo Ranking Nacional de clubes e o Retrô na disputa de uma classificação para avançar no torneio.
A primeira fase será em jogos únicos, nos dias 13 e 14 de outubro – com a participação do time caruaruense e a fênix. Na segunda fase, vem o Tricolor do arruda com datas para os dias 20 e 21 de outubro.
Última fase
A terceira fase vai definir os quatros times que seguem na disputa com :
Bahia e Atlético de Alagoinha (Bahia)
Náutico e Sport (Pernambuco)
Fortaleza e Ceará (Ceará)
CSA (Alagoas)
Campinense (Paraíba)
Altos (Piauí)
Sergipe (Sergipe)
Globo (Rio Grande do Norte)