Na noite desta quarta-feira(25), o Sport finalmente anunciou o nome do seu novo técnico, trata-se do paraguaio Gustavo Florentín, de 43 anos. O treinador chega para ocupar a vaga deixada pelo técnico Humberto Louzer que foi demitido após a derrota na última rodada, contra o São Paulo. Durante a semana, alguns nomes foram ventilados para comandar o Leão, como o técnico Hélio dos Anjos, Dorival Júnior, Rogério Ceni. Porém, a diretoria optou por uma opção estrangeira.
Florentín é ex-jogador de futebol, mas sem muitos destaques acabou encerrando sua carreira em 2008. Sete anos depois ele começou a carreira como técnico pelo Huachipato-CHI. O último clube do treinador foi esse ano com o Strongest-BOL. No clube boliviano ele comandou 16 partidas, conquistando 10 vitórias e seis derrotas.
O treinador chegará ao Recife nos próximos dias e acompanhará a próxima partida do Leão contra a Chapecoense no sábado (28). Quem estará à beira do campo para comandar a equipe será o auxiliar da casa, César Lucena.
O clube pernambucano não tem o hábito de ter treinadores gringos no seu elenco. O último que comandou a equipe foi o técnico espanhol Julio Espinosa, em 2001. De lá pra cá, o Sport sempre priorizou técnicos que tivessem alguma indefinição com a torcida ou fossem jovens promessas no cenário brasileiro.
Desafios do novo treinador
Apesar de ter saído do Strongest-BOL com um bom aproveitamento e com o time na liderança do campeonato nacional, Gustavo nunca treinou um clube brasileiro. Esse é o primeiro desafio que o treinador terá na sua vida, ou seja, ele terá que se adaptar ao estilo de jogo do futebol daqui.
Dentro do elenco rubro-negro algumas baixas ainda podem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho dele, como a lesão do zagueiro Thyere que vinha fazendo um bom campeonato, ao lado de Sabino. Além dele, o atacante Neilton também está entregue ao departamento médico.
Dentro de campo, o paraguaio terá que mudar o péssimo desempenho que o clube tem demonstrado nas partidas dentro de casa. Durante todo o campeonato, o Sport só venceu três partidas e duas delas foram longe de seus domínios. Apesar de não comandar a equipe dentro de campo na próxima rodada, o treinador terá a oportunidade de assistir, talvez, a segunda vitória do clube dentro de casa, já que o time enfrenta o lanterna da competição, a Chapecoense, que ainda não venceu na competição.
Pontos positivos
Apesar de ser novo na carreira de treinador, Florentin tem um aproveitamento razoável nos clubes em que passou. Ao todo ele comandou 185 partidas com 74 vitórias, 49 empates e 62 derrotas. A média de gols marcados foi maior do que os sofridos, sendo 275 gols assinalados contra 241 levados.
Outro ponto positivo, se refere ao fato do treinador já ter enfrentado um time brasileiro esse ano. Na fase de grupos, a equipe boliviana comandada por ele, enfrentou o Santos em duas oportunidades, perdeu uma partida e ganhou a outra jogando em casa.