O declínio do futebol Pernambucano

Anderson Silva

Anderson Silva

Compartilhe

O declínio do futebol pernambucano parece estar cada vez mais evidente nos últimos dias. No último sábado (26), o Náutico foi eliminado da Série C do Campeonato Brasileiro de forma precoce e triste, pois mais de 18 mil torcedores  estavam presentes no Estádio dos Aflitos para apoiar a equipe alvirrubra no duelo decisivo diante do São Bernardo. Contudo, após o jogo terminar empatado em 2×2, o time pernambucano deu adeus a competição nacional. Além da eliminação do Timbu, esse fato marca mais um tropeço do nosso futebol.

O  Náutico se junta a Santa Cruz e Retrô nos fracassos recentes do futebol de Pernambuco. Esse fracasso do Timbu preocupa muito quem ama o futebol jogado aqui, pois ele marca uma queda de competitividade do futebol do nosso estado. Entretanto, essa queda já não é de hoje, já que vimos Santa Cruz e Náutico disputando constantemente as divisões inferiores do Campeonato Brasileiro.

Partida entre Santa Cruz e Potiguar. (Foto: Reprodução/ Internet)

É preocupante observar esse retrocesso do nosso futebol, enquanto outros estados seguem crescendo de forma competente, como é o caso do futebol do Ceará, que segue colocando os seus clubes na briga por grandes coisas a cada ano que se passa. O Fortaleza é o principal nome do futebol do Nordeste nos últimos anos, chegando a figurar na parte de cima da tabela da Série A.

É curioso observar isso quando, no passado, o nosso futebol era dominante diante dos outros estados do Nordeste, massacrando os rivais que não conseguiam bater de frente com a gente. Mas o jogo virou, e virou de forma impactante. Hoje em dia é muito difícil imaginar que nós poderemos voltar ao topo novamente, principalmente quando vemos os péssimos trabalhos realizados aqui, marcados por gestões um tanto desatualizadas.

Retrô x Pacajus. Foto: Reprodução/Retrô

Atualmente o único time capaz de segurar nas costas o nosso futebol é o Sport, que segue sendo exemplo para todos os outros times daqui. Contudo, é bem difícil imaginar por quanto tempo o Leão vai dar uma de Cronos – Titã da mitologia grega que carrega o mundo nas costas. Ao que parece, caso o Sport não segure as pontas, o futebol de Pernambuco está fadado ao declínio.

Foto Destaque: O Santa Cruz teve o pior ano dentre os pernambucanos. (Foto: Reprodução/ Internet)

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site