Se tem um nordestino que fez história no futebol mundial, esse cara é o mágico Rivaldo. O craque formado nas categorias de base do Santa Cruz fez história com as cores do Barcelona, além de ter conquistado outras façanhas em sua gigantesca carreira. Confuso, é inegável que Rivaldo viveu o seu ápice no futebol usando as cores do time famoso por ter mudado o jeito de se assistir e jogar futebol na atualidade.
A história de Rivaldo no Barcelona começou na manhã do dia 14 de agosto de 1997, quando recebeu uma proposta do clube para defender o time. Naquela ocasião, Rivaldo ingressava para um dos maiores clubes do planeta, entrando no hall da fama dos grandes atletas que puderam defender a equipe. Ao assinar o contrato com o clube catalão, o jogador marcava o início do caminho rumo ao sucesso.
Antes de chegar ao Barça, o jogador defendia a equipe do Desportivo La Corunã, time pelo qual se tornou o grande destaque e sensação do futebol espanhol em 1996, o ex-jogador marcou 21 gols atuando em 41 oportunidades com a camisa da equipe, colocando o time na quarta posição da La Liga. Esse rendimento despertou os olhares do Barcelona.
No dia 16 de agosto de 1997, Rivaldo movimentava as bandas do Camp Nou, mudando o rumo do clube para sempre. Naquela manhã, o ídolo da seleção realizava o seu primeiro treino pelo clube. Na noite do mesmo dia, Rivaldo já estava na relação para estrear com a camisa do clube, encarando a Sampdoria, em partida válida pelo Troféu Joan Gamper, em partida amistosa.
E foi durante cinco temporadas defendendo o clube que Rivaldo se tornou um jogador ainda mais completo do que já era. Nessa época, ele se tornou o nome de seu clube e da Seleção Brasileira, além de se tornar o melhor jogador do planeta. Tudo isso também veio com o grande bônus de ser o atleta mais bem pago do mundo. Ah, vale lembrar que em 2002 ele foi responsável direto na conquista do penta da Seleção Brasileira.
Em sua primeira temporada com a camisa do clube, Rivaldo foi vitorioso ao extremo. Foram três títulos conquistados naquela temporada, levantando a taça da La Liga, da Copa do Rei e da Supercopa da Europa. No ano de 1999, ele levantaria mais um título do Campeonato Espanhol. Nessa mesma temporada ele conquistou a Bola de Ouro da France Football, se tornando o melhor jogador do mundo. Em 2000, o ídolo do Barcelona se tornaria o melhor jogador do planeta pela FIFA .
Com as cores da equipe, Rivaldo marcou cerca de 137 gols em 252 partidas disputadas, segundo consta no site oficial do Barcelona. Entre os jogadores que vestiram a camisa do Barcelona, ele é o segundo com mais gols na história, perdendo somente para Evaristo de Macedo, que marcou 181 gols. Contudo, segundo conta Charly Rexach, lenda do Barcelona, ele entende que Rivaldo não teve o mesmo impacto que outros brasileiros que defenderam o clube, mas teve uma importância considerável.
“Acho que Rivaldo não teve a dimensão futebolística de outros jogadores brasileiros que passaram pela Espanha. Mas, se você analisar o número de partidas disputadas e os gols marcados, ele foi o jogador com mais rendimento pelo Barcelona. Era um jogador super super profissional. Um homem sério, que treinava, que jogava todas as partidas. Quando não estava machucado, jogava sempre. Toda vez que saíamos do treino, ele ficava um tempo mais chutando, treinando cobranças de falta. Era um jogador que em todo momento foi muito importante. Nas partidas importantes, sempre aparecia”, disse Charly Rexach.
E esse foi apenas um trechinho da linda história de Rivaldo com as cores do Barcelona. É inegável a relevância que o ídolo teve para o clube.
Foto Destaque: Rivaldo com a camisa do Barcelona. ( Foto: Reprodução/Internet)