Só os gigantes são capazes de entrar para a história. Somente aqueles verdadeiramente grandiosos conquistam a eterna glória e marcam os seus nomes no eterno livro dos heróis. E no Sport existiu um herói que se destacou entre os demais. Esse herói é o saudoso atacante Leonardo, um jogador que marcou várias gerações através de seus icônicos feitos com a camisa do Leão.
Com a camisa do Leão da Ilha, Leonardo marcou uma geração inteira, que pôde se deliciar vendo o craque em campo. Até hoje me lembro de torcedores mais velhos comentando dos feitos marcantes do jogador. Inclusive, será impossível descrever toda a trajetória e todo o sucesso que o jogador teve pelo Sport.
Pelo time rubro-negro, Leonardo marcou cerca de 136 gols, se tornando somente o terceiro maior artilheiro da história enorme do Sport. Em números, Leonardo só perde para Traçaia e Djalma, jogadores das décadas de 50 e 60. Quem quiser roubar essa terceira colocação do ídolo do Leão vai ter que suar bastante.
Fazendo uma pesquisa minuciosa para esse singelo texto, alguns momentos se destacaram sob os demais. Como foi o caso da incrível partida onde Leonardo marcou CINCO gols na goleada contra o time do Atlético-MG, em jogo que aconteceu em 2000, pela antiga Copa João Havelange. Pasmem, o jogo aconteceu no estádio do Mineirão. Loucura, né!?
Além disso, o jogador conseguiu conquistar vários títulos com a camisa do clube. Em 1994 e 2000, Leonardo liderou o time nas conquistas da Copa do Nordeste. Em 1994, 1997, 1998, 1999 e 2000, ele levou o time para as conquistas do Campeonato Pernambucano de Futebol.
Além de ter defendido as cores do Sport, Leonardo também atuou em outros grandes times do futebol brasileiro. Em 1995, ele jogou no Vasco do seu amigo Juninho Pernambucano. Na temporada seguinte foi para o Corinthians, onde não foi bem e foi negociado para o Palmeiras. Após voltar para o Sport, em 1997, conquistando títulos atrás de títulos.
O jogador só veio a sair ao final de 2000, quando foi para o time do Cruzeiro. Contudo, sem ter o mesmo brilho que teve no Leão, ele ficou migrando entre equipes. Jogou no América-MG, Vitória-BA e Belenenses. Até que em 2004 voltou para o Sport. Depois disso, o jogador passou por Paysandu, Guarany-CE e Picos-PI. O maior chocante foi quando defendeu o Santa Cruz, ajudando o time a conseguir o acesso para a Série A em 2005. Depois foi para o Central, Cametá-PA, Sete de Setembro e Afogadense, onde se aposentou em 2012.
Infelizmente, o ex-jogador nos deixou cedo. Leonardo faleceu em 2016, aos 41 anos de idade, após não ter resistido a uma forte crise de neurocisticercose, uma doença que atinge o corpo humano após a ingestão de alimentos mal tratados e/ou de qualidade duvidosa. Apesar disso, Leonardo segue marcado nas memórias e no coração de toda a nação rubro-negra. Leonardo trabalhou nas categorias de base do Sport de 2014 até 2016, quando veio a falecer.
Essa foi um pouco da história de Leonardo com as cores do Sport, marcando uma linda história com a camisa de um dos grandes clubes do futebol brasileiro.
Foto Destaque: Atacante Leonardo, ídolo do Sport. (Foto: Reprodução/ Internet)