Se tem um gringo mais alvirrubro do que o ex-atacante Acosta, eu desconheço. O uruguaio marcou história e virou ídolo do torcedor do Náutico após se destacar com a camisa do clube em 2007, quando foi vice-artilheiro do Brasileirão, caindo nas graças do torcedor de um dos clubes mais tradicionais do país do futebol. Inclusive, até hoje o jogador faz questão de levar a bandeira do Náutico por onde passa, sendo um verdadeiro torcedor fanático do clube.
Com a camisa do clube, Acosta deixou a sua marca no futebol pernambucano. Em 2007, quando o Náutico era tido como um dos principais rebaixados para a terceira divisão, Acosta mudou o rumo da história, ajudando a manter o time na segunda divisão do Brasileirão. Naquele ano, ele foi o vice-artilheiro da competição, marcando 19 gols, apenas um a menos que o artilheiro, Josiel, do Paraná.
Contudo, a carreira do jogador conta com um currículo invejável, possuindo passagens por outros clubes relevantes do nosso futebol, como é o caso do Corinthians. Apesar de ter nascido em Montevidéu, no Uruguai, em 13 de janeiro de 1977, seria no Brasil o lugar em que Alberto Martín Acosta Martinez iria fazer a sua história no futebol.
A carreira do ídolo do Timbu começa ainda nos anos 90, lá em 1994, quando ele surgiu como revelação na equipe do Defensor Sporting, time que defendeu por dois anos. Após isso, o jogador foi defender o time do Platense, no ano de 1997. Nessa época, Acosta dava seus primeiros passos no futebol.
No ano seguinte, o atleta foi para o time do Cerrito, time pelo qual foi campeão da segunda divisão do Campeonato Uruguaio de 2003, um dos grandes marcos da carreira de Acosta. Somente em 2005 que ele deixaria a equipe para defender o grande Penãrol, conquistando a Copa Montevidéu na temporada de 2006. Inclusive, nessa época o jogador chegou a atuar na seleção de seu país, marcando 9 gols em 23 ocasiões.
Foi aí que o jogador chamou a atenção do Náutico, onde conseguiu apresentar um futebol do mais alto nível, se tornando um eterno ídolo do torcedor alvirrubro. Após sair do Náutico, o jogador foi para o time do Corinthians, que disputava a Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, o atacante não conseguiu render o esperado com a camisa do clube paulista, figurando no banco de reservas da equipe.
Em 2009, o jogador ainda retornou ao Náutico, porém não conseguiu voltar ao seu nível anterior. Muito dessa queda foi por conta de sérias lesões que o jogador sofreu durante a carreira, atrapalhando o seu bom futebol. De lá pra cá, Acosta figurou em equipes menores do futebol brasileiro, até se aposentar em 2021. Atualmente, Acosta trabalha como técnico de futebol.
E aí, torcedor do Náutico, deu pra matar um pouquinho da saudade do grande artilheiro Acosta?
Foto Destaque:Acosta voltou aos Aflitos em 2018 para a reabertura dos Aflitos Foto: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM