Nos últimos anos, um nome figurou entre os grandes centroavantes do futebol mundial, sendo bastante relevante e influente em um dos maiores clubes do planeta. Esse é Roberto Firmino, nascido em Alagoas, que saiu do Nordeste para fazer sucesso lá na Inglaterra, defendendo as cores do Liverpool, time pelo qual chegou a levantar uma taça de Liga dos Campeões. Além disso, todo mundo conhece o jogador por vestir a camisa da seleção brasileira nesses últimos anos.
Quando Firmino estoura no futebol europeu, defendendo as cores do Hoffenheim, da Alemanha, o jogador tinha somente 19 anos de idade. Aliás, foi no próprio Hoffenheim que o jogador recebeu a sua primeira oportunidade com a camisa amarelinha, quando a seleção ainda contava com o comando do técnico Dunga. Apesar do trabalho controverso, é preciso admitir que o treinador foi um visionário.
Contudo, para quem não estava muito ligado em quem era Firmino, o jogador atuou em um time bem relevante do futebol brasileiro, que foi o Figueirense, pela Série B de 2009. O jogador foi para a equipe de Santa Catarina após se destacar na base do CRB. No Figueirense, o atleta foi fundamental para o clube conseguir o acesso para a Série A em 2010, marcando 11 gols em 51 oportunidades.
Andando mais um pouquinho no futuro, chegamos em 2013-2014, quando o atleta foi destaque do Hoffenheim, na Bundesliga, chegando a marcar 16 gols com a camisa do clube, algo que despertou os olhos do mundo para o famoso ” White Teeth” ( dentes brancos).
Em 2015, o jogador finalmente chegaria ao Liverpool, mal sabendo ele que no clube inglês seria altamente vitorioso e cairia nas graças do torcedor de Anfield. Sob o comando de Jürgen Klopp, Firmino se tornou um jogador totalmente único em sua posição, virando praticamente um 10 que joga com a 9.
Com a camisa do Liverpool, Bobby Firmino atuou em 361 jogos, marcando cerca de 110 gols e dando 79 assistências, isso sem contar todos os lances e jogadas que o centroavante criou em campo. Com a camisa da equipe, nesses oito anos, Firmino levantou inúmeros títulos, incluindo: Champions League, Premier League, Mundial de Clubes, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Europa e Supercopa da Uefa.
Em sua última e pior temporada com a camisa da equipe, o jogador marcou somente 10 gols e deu 4 assistências em 24 jogos. Após esses anos de história, o jogador deixa o clube como um dos ídolos máximos da história recente do Liverpool. Contudo, já existem boatos de que Bobby possa estar indo para o time do Barcelona.
Você pode até não gostar de Firmino ou de sua característica de jogo, porém é necessário se render ao talento nato que o jogador tem e a sua influência no futebol moderno. Firmino é uma das grandes jóias do nosso Nordeste.
Foto Destaque: Firmino se tornou um dos jogadores mais importantes da história recente do Liverpool. (Foto: Reprodução/ Instagram do jogador)