Depois de longos anos (12 anos para ser mais exato), Pep Guardiola finalmente voltou a levantar uma taça da Champions League, dessa vez com um clube diferente daquele mágico Barcelona, que contava com Xavi, Messi e Iniesta. Contudo, mesmo em um time diferente, numa era diferente, numa conjuntura diferente, o técnico conseguiu voltar a triunfar. Com esse título, Guardiola apaga de vez qualquer dúvida que haters poderiam ter com ele.
A conquista da Champions League pelo Manchester City passa por muito mais do que somente pelo dinheiro, apesar do dinheiro ter um impacto significativo nesse processo. No entanto, o trabalho a longo prazo feito pelo técnico espanhol, respaldado pelo clube inglês é um exemplo de como se deve trabalhar. Algo que pode ficar com dica para o PSG e para outros clubes do planeta.
De fato, Guardiola chega a seu terceiro título de Champions League com um time repleto de craques e com um investimento absurdo, porém esse resultado só é alcançado por conta de sua genialidade para fazer com que essa engrenagem funcione da maneira mais correta e inteligente possível. Graças ao trabalho de Pep, o City se tornou essa máquina de conquistas do futebol inglês e, agora, Europeu.
Na minha cabeça, esse título demorou para chegar às mãos dos citizens, algo que deve ter deixado o próprio Guardiola frustrado, afinal, foram vários os momentos em que essa taça saiu de suas mãos de formas duras e tristes. Mas somente um grande treinador é capaz de engolir a frustração, evoluir a um nível jamais visto, se modificar em campo e buscar novas formas de continuar no topo.
Para muitos, Guardiola é superestimado por treinar grandes equipes. Para mim, esse argumento beira o absurdo, afinal, somente os grandes trabalham com os grandes. Guardiola segue entre os grandes simplesmente por ser um dos grandes. Esse título e esse trabalho são frutos de um gênio do futebol moderno. Parabéns Manchester City. Parabéns Pep Guardiola.
Esse texto não reflete, necessariamente, à opinião do Show de Bola.
Foto Destaque: Técnico Pep Guardiola é campeão da Champions League. ( Foto: Divulgação/ Manchester City)