O Retrô fica mais uma vez pelo segundo ano consecutivo perto de conquistar o primeiro título do Campeonato Pernambucano. A Fênix encara o Sport, maior vencedor da competição, e que está tendo o melhor fase em 15 anos. As duas equipes se enfrentam neste sábado, na Arena Pernambuco, às 16h30. Os jogadores veteranos, Renan Dutra, zagueiro, e o goleiro Jean falaram sobre este duelo importante para o clube.
O clube Azulino foi fundado em 2016, tem apenas sete anos de existência e já se tornou um time com o mesmo nível técnico que os grandes de Pernambuco, Sport, Náutico e Santa Cruz, mais conhecido como o trio de ferro.
-Este ano estamos com um grupo maior, mais reforçado, com bastante peças de reposição em todas as posições. Então se montou um grupo muito forte e equilibrado, quem entrar em qualquer posição vai estar preparado para entrar e jogar, iniciou Jean.
Ano passado o elenco comandado por Dico Woolley bateram na trave contra o Náutico. A equipe perdeu para os Alvirrubros nas cobranças de pênaltis por 4×2, e acabaram vice-campeão do Estadual.
“Não podemos perder esta chance, já chegamos até aqui, sabemos que foi muito difícil. Então este ano nós temos que lutar e brigar até o fim por este título”, afirmou.
-Um adversário difícil, a gente sabe o tamanho que é o Sport. E a gente sabe o quanto queremos fazer história no Retrô e para fazer história a gente precisa sair daqui campeão, afirmou.
Confira entrevista
Carreira de Jean
O goleiro de 30 anos foi revelado pelo Sampaio Corrêa. O arqueiro já passou pelos clubes Imperatriz e Floresta-Ce. Jean está na Fênix desde o início, foi emprestado brevemente ao Floresta-CE, em 2020, e retornou ao Retrô no mesmo ano para disputar a primeira divisão do Campeonato Pernambucano, que foi conquistado o acesso em 2019. O atleta também teve uma breve passagem pelo Náutico, em 2022, mas retornou para a equipe Azulina.
Números de Jean
- Total: 169 jogos
- Retrô (2020-2023): 71 jogos
- Náutico (2020): 8 jogos
- Imperatriz (2015-2015; 2018-2019) : 61 jogos
- Sampaio Corrêa (2011-2017): 23 jogos
Durante esses anos o Retrô encarou o Leão quatro vezes, e soma uma vitória, um empate e duas derrotas. A última vez que se enfrentaram foi no final de janeiro, na sexta rodada do Campeonato Pernambucano.
Carreira de Renan Dutra
O zagueiro Renan Dutra de 31 anos tem uma vasta experiência no futebol, o defensor já passou por 14 clubes brasileiros até chegar ao Retrô. O atleta chegou a Fênix no ano passado e já disputou Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil vestindo a camisa Azulina. Além de estar presente na final contra o Náutico e participar da evolução do Retro, o atleta fez questão de destacar a importância da chegada de novas peças para o elenco.
Números de Renan Dutra
- Total: 176 jogos e 17 gols
- Retrô (2022-2023): 35 jogos e 3 gols
- Mirassol (2021): 5 jogos e 0 gol
- XV de Piracicaba (2020-2021): 23 jogos e 0 gol
- São Caetano (2020): 6 jogos e 0 gol
- Imperatriz (2019-2020): 44 jogos e 6 gols marcados
- Itumbiara (2018): Não jogou
- Toledo (2018): 11 jogos e 1 gol
- CE Água Santa (2017): 4 jogos e 0 gol
- Sampaio Corrêa (2017): 3 jogos e 0 gol
- Taubaté (2017): 2 jogos e 0 gol
- Moto Clube (2016): 13 jogos e 2 gols
- União Barbarense (2015): 14 jogos e 4 gols
- Itapirense (2014): 16 jogos e 1 gol
- Rio verde-GO (2013): Não jogou
-Em termos de conjunto temos uma rapaziada boa do ano passado para este ano, os que chegaram puderam agregar bastante e fortalecer ainda mais o grupo, eu acho que isso é um dos fatores fundamentais da diferença do time do ano passado para este ano, disse o zagueiro Renan Dutra.
Os acontecimentos do passado ficam no passado! Mesmo com o resultado frustrante da final do Estadual, o jogador tirou proveito da situação para seguir em frente e lutar pelo objetivo do clube. Cada vez mais perto de conseguir conquistar o primeiro título, as expectativas positivas aumentam.
-Serviu de lição! Creio que cada um tem sua cobrança individual. Eu tenho a minha, o setor defensivo, diretoria, comissão, todos nós nos analisamos bastante. Tenho certeza que serviu de aprendizado para a nossa carreira e tenho certeza que este ano a gente tem lidado com esses erros que a gente não cometeu. E os objetivos serão alcançados este ano, revelou.
-As expectativas são as melhores possíveis, a qualidade do nosso grupo, da força. E sobre o adversário, é muito qualificado, vem de uma sequência muito boa, mas a gente está muito bem preparado e fomos muito bem preparados. Tenho certeza que vamos fazer dois grandes jogos.
Confira entrevista
O Sport tem um elenco este ano favorito para ganhar, os Rubro-Negros vão disputar duas finais, o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste. Além de serem considerados o melhor ataque do Brasil e ter mantido a invencibilidade na primeira fase do Pernambucano, que terminou em primeiro lugar. Mesmo com o cenário favorável para os leoninos, o elenco de Dico Woolley afirma está bem preparado e vem fazendo uma boa campanha no Estadual, o time ficou em segundo lugar na primeira fase da competição.
A final vai acontecer em dois jogos, um de ida e outro de volta. O primeiro jogo quem tem mando de campo é o Retrô. O segundo jogo vai acontecer na Ilha do Retiro, no próximo sábado (22). Em caso de empate no agregado, a decisão vai ser resolvida diretamente nos pênaltis.
Destaque: Reprodução/Retrô