Apesar do que muitos gostam de apontar, eu não enxergo o trabalho do técnico Ranielle Ribeiro como tão problemático assim. Nos últimos jogos, principalmente, fomos bombardeados com chuvas de críticas ao trabalho do comandante coral. Sim, eu entendo que ele precisa extrair mais desse grupo, mas enxergo um trabalho muito promissor.
A frente do Santa Cruz, na atual temporada, se contarmos pré-Copa do Nordeste, o treinador disputou 16 jogos, conseguindo seis vitórias, nove empates e apenas uma derrota. Claro, não gosto de me apegar ao pragmatismo assim. Contudo, em um clube com tantos problemas como o Santa, Ranielle vem trazendo soluções inteligentes.
Talvez, os números inchados de empates mascaram o bom trabalho do treinador, mas, se olharmos de forma mais fria, poderemos entender os grandes feitos dele até este momento.
Com a utilização de vários atletas formados no clube, Ranielle consegue trazer uma esperança de um futuro promissor ao clube, além de economizar bastante na busca por reforços de peso. Além disso, o treinador sabe como utilizar cada peça de seu elenco, por mais limitadas que venham a ser.
E, o principal, o técnico vem dando uma consistência que esse time não viu na temporada passada. Dos 48 pontos disputados até aqui, a equipe somou 27, dando um aproveitamento de aproximadamente 56%. É óbvio que ainda faltam ajustes, mas o torcedor pode ficar tranquilo com o trabalho de Ranielle Ribeiro.
Em outras situações, eu criticaria muito esse apego ao futebol pragmático do Santa Cruz, porém, com tantos problemas e limitações, entendo que o professor está fazendo o possível.
Resta saber se ele irá conseguir estabilizar esse time para o estadual, o principal desafio do clube no início de ano. Para garantir calendário para o ano que vem, é de suma importância que ele consiga erguer o time na tabela de classificação do Campeonato Pernambucano.
Foto Destaque: Técnico Ranielle Ribeiro, do Santa Cruz. (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)