O desporto universitário pernambucano está em alta. Após a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE) ter conquistado a primeira colocação no ranking nacional 2024, a Confederação Brasileira de Esporte Universitário (CBDU) confirmou o Estado como a sede da primeira edição do Nordestão Universitário. A competição conta com o patrocínio do Governo de Pernambuco e reunirá atletas de todos os estados do Nordeste, nas modalidades futsal, vôlei de praia e beach tennis. As disputas serão realizadas neste final de semana, na sexta-feira (29) à noite, sábado (30) o dia inteiro e o domingo (1º) de manhã, no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem.
Cada estado teve a possibilidade de inscrever uma equipe masculina e outra feminina, em cada modalidade. Pernambuco, por ser a sede, terá quatro inscritos no masculino e no feminino, em cada um dos esportes em disputa. Por ser a primeira edição, a expectativa é que pelo menos metade dos estados do Nordeste estejam na disputa.
“Estamos trabalhando nesta competição há algum tempo. Assim como aconteceu no JUBs Fut, em abril deste ano, no Recife, quando recebemos mais de mil atletas, esperamos mais uma competição de muito sucesso. Reuniremos as melhores instituições de ensino de cada modalidade, de cada estado participante. Temos certeza de que teremos um grande Nordestão”, afirmou o presidente da Fape, José Carlos Pessoa.
A tabela de jogos deve ser lançada até a próxima quinta-feira, quando todas as equipes estarão confirmadas e já devem estar se preparando para chegar ao Estado na sexta-feira. Além de toda a excelente estrutura do Santos Dumont, as faculdades participantes ainda terão alguns benefícios, como hospedagem com café da manhã, transporte interno e água nas arenas.
“Procuramos dar toda a estrutura possível para os participantes. A intenção é tornar o Nordestão uma referência nacional. Temos grandes talentos em todos os estados da região e queremos muito promover o desporto universitário no Nordeste, que além de ter a Fape na primeira colocação nacional, também tem a Uninassau como a melhor faculdade do Brasil em 2024”, finalizou José Carlos Pessoa.
As entradas para os jogos do Nordestão são gratuitas. A intenção é receber o máximo de pessoas durante os três dias, o que impulsionará ainda mais a competição.