A Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) conquistou o Troféu Eficiência Felipe Luna, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em 2024. Isso significa que Pernambuco foi o estado com o maior número de conquistas nas competições nacionais na atual temporada. A Fape liderou o ranking com 2.397 pontos. A entidade ficou à frente de federações como as de São Paulo (2.223), Ceará (2.135) e Santa Catarina (1.539). O resultado foi a consagração de um ano cheio de conquistas e de confirmação do crescimento do desporto universitário em Pernambuco.
A Fape volta a receber o Troféu Eficiência após exatos 10 anos. Em 2014, a federação também ganhou o título nacional. “Temos trabalhado de forma incansável em favor da evolução do desporto universitário em Pernambuco. Neste ano, estamos com os Jogos Universitários chegando próximo de dois mil participantes e com o patrocínio da Magnum Tires, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo de Pernambuco, e da Prefeitura do Recife. Isso é uma marca histórica e demonstra que o interesse pela prática esportiva nas faculdades só cresce”, afirmou o presidente da Fape, José Carlos Pessoa.
Os aproximadamente 1,7 mil participantes dos JUPs defendem as 33 faculdades inscritas, muitas delas, inclusive, do Interior do Estado. Este número cresceu 13 % em relação a 2023. E ele pode crescer ainda mais. Isso porque estão abertas as inscrições para os JUPs Praia, Futebol e Basquete 3×3, que acontecerão entre os meses de novembro e dezembro deste ano, no Centro Esportivo Santos Dumont. A expectativa é se aproximar dos dois mil participantes.
Neste ano, Pernambuco esteve presente em todas as competições nacionais realizadas pela CBDU, inclusive promoveu, em abril, o JUBs Fut, que teve o patrocínio da Prefeitura do Recife. “O desporto universitário é um ciclo. O universitário atleta disputa os Jogos Universitários de Pernambuco para garantir vaga nos Jogos Universitários Brasileiros. Quem quiser ser campeão brasileiro e aparecer no cenário nacional precisa, necessariamente, ter passado pelo estadual. Desta forma, todo o ciclo sai fortalecido”, finalizou José Carlos Pessoa.
Além da Fape, quem também se manteve na liderança nacional foi a Uninassau/PE. A faculdade liderou o Troféu Eficiência Professor Luizão, com 1.922 pontos, e se tornou heptacampeã nacional muito à frente da segunda colocada, a Uniateneu/CE, com 1394 pontos, e a Unip/SP, com 1.314. A UFPE fechou a temporada em 17º lugar, com 373 pontos. A UPE ficou em 38º, com 135 pontos.
MUNDIAL
Além das disputas estaduais e nacionais, técnicos e atletas universitários também conquistaram títulos internacionais, como o Mundial Universitário de Beach Soccer Feminino, com a técnica Regiane Santos, e o Mundial Universitário de Beach Handebol Feminino, com Monique Costa.