Mais de 250 atletas invadiram a FPS Sports, neste final de semana, quando foi realizada a Copa Recife de Voleibol de Base. Foram mais de 20 partidas disputadas por 18 equipes durante todo o sábado e no domingo de manhã, sempre com a casa completamente lotada de torcedores e familiares que foram apoiar as equipes do sub-14 feminino e do sub-16 masculino. O Sport INE conquistou o bicampeonato da competição entre as meninas. Já o CBV Náutico terminou com o título pela primeira vez entre os meninos.
Na categoria sub-14 feminino, Sport/INE e INE Boa Viagem fizeram uma decisão que levantou a torcida. As meninas de Boa Viagem jogaram um primeiro set espetacular. Envolveram o adversário e mostraram que, apesar de estarem jogando juntas há poucos meses, o time já está pronto para disputar qualquer competição que entrar.
No lado do Sport, o nervosismo parecia que estava dominando a equipe, mesmo com toda a experiência das seis que estavam em quadra. Parte delas, inclusive, já tinha conquistado a Copa Recife em 2023. Resultado, vitória do INE, que saiu na frente e jogou a responsabilidade do outro lado.
Após ficar atrás no placar, o Sport voltou a se encontrar em quadra. O time venceu o segundo set com alguma facilidade e levou a decisão para o terceiro set. No momento da decisão, o INE chegou a fazer 14×11 em um set que terminaria em 15. Porém o Leão mostrou força, raça e psicológico ajustado para virar o confronto e vencer por 16×14. O CBV Vôlei venceu o Amis na disputa do bronze e terminou na terceira colocação.
No masculino, o Náutico sobrou em quadra. Perdeu apenas um set em toda a competição e levantou o troféu após fazer dois sets a zero diante do forte time do Navegantes. Na decisão do terceiro lugar, o Colégio Grande Passo mostrou força e derrotou o Santa Cruz de virada, por dois sets a um.
“A Copa Recife de Voleibol de Base entrou de vez no calendário do vôlei estadual. Tivemos uma procura muito boa das equipes e várias delas já confirmaram que estarão na edição 2025, que virá cheia de novidades. Foi uma grande festa do vôlei de base de Pernambuco”, afirmou o responsável pelo evento, André Albuquerque.
A Copa Recife deve ter mais de uma edição em 2025. A organização estuda ampliar o número de edições no próximo ano, reunindo ainda mais participantes.
Fotos: Divulgação