A reunião do Conselho Técnico promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), nesta quarta-feira (23), decidiu que o regulamento do Campeonato Pernambucano de 2025 seguirá o modelo aplicado na edição anterior. Com um formato que combina turno único e eliminatórias, o torneio manterá 14 datas, com os clubes buscando o título em um total de 53 partidas.
A temporada de 2024 foi de sucesso dentro e fora de campo, com números significativos de público presente nos estádios e também de audiências. As novidades são Jaguar e Decisão, que subiram para a Série A1. O presidente da FPF, Evandro Carvalho, comentou sobre a escolha de manter o formato. “Foi uma decisão coletiva dos clubes, e acreditamos que esse modelo oferece equilíbrio e competitividade para todos os participantes.”
O Campeonato Pernambucano de 2025 contará com os oito melhores clubes da Série A1 de 2024 (Sport, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Central, Afogados, Maguary e Petrolina) e os dois melhores da Série A2 (Jaguar e Decisão). Na primeira fase, os dez clubes se enfrentam em nove rodadas, com os dois melhores indo direto para a semifinal, enquanto as equipes entre 3º e 6º lugares disputarão as quartas de final em jogo único.
Além da taça e do título estadual, o Pernambucano 2025 também distribuirá vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D do Brasileiro de 2026, reforçando a importância no calendário esportivo do estado. “Estamos prontos para mais um grande campeonato. Nosso objetivo é continuar promovendo o futebol com qualidade, desenvolvendo nossas competições e valorizando cada vez mais os clubes e os torcedores de Pernambuco”, destacou o presidente Evandro Carvalho.
Foto Destaque: Representantes dos 10 clubes participaram da reunião – Rafael Vieira/FPF
Créditos: FPF PE.