A comemoração da Seleção da Argentina após a conquista da Copa América de 2024 gerou bastante polêmica, principalmente depois que um vídeo dos jogadores foi divulgado na internet. Nas imagens, os atletas argentinos aparecem cantando uma música de cunho racista e transfobico, o que gerou críticas por parte de alguns jogadores franceses, incluindo jogadores que atuam no Chelsea, ao lado do argentino Enzo Fernández, campeão da Copa América com a Argentina. Através de suas redes sociais, Enzo tratou de pedir desculpas.
“Quero me desculpar sinceramente pelo vídeo postado em meu Instagram durante as comemorações da seleção. A música inclui uma linguagem extremamente ofensiva e não tem nenhuma desculpa para essas palavras. Estou contra a discriminação em todas as formas e me desculpo por ter me empolgado durante a euforia da nossa celebração da Copa América”, comentou.
Na última terça-feira 16), a própria Federação Francesa (FFF) tratou de se comunicar contra o ocorrido, afirmando que irá entrar com uma ação contra a Federação Argentina de Futebol (AFA) por conta desse acontecimento. Em seu pedido de desculpas, Enzo Fernández afirmou que aquelas palavras do vídeo não refletem necessariamente as suas crenças ou o seu caráter.
“Esse vídeo, aquele momento, aquelas palavras, não refletem minhas crenças ou meu caráter”, finalizou.
Foto Destaque: Enzo Fernández durante a partida entre Argentina e Canadá, pela semifinal da Copa América, nos Estados Unidos Stephen Nadler/ISI Photos/Getty Images