O técnico José Mourinho, atualmente no Fenerbahçe, apontou Portugal, Inglaterra e França como os países favoritos para a conquista da Eurocopa. Além deles, o treinador também colocou a Espanha e a Alemanha na segunda prateleira e descartou um novo título da Itália.
“A realidade é que há três ou quatro seleções que são as mais fortes: Portugal, Inglaterra, França e numa segunda linha Espanha, Alemanha… Itália não acredito, porque não é uma geração muito talentosa. Não consigo encontrar talento suficiente para ganhar, ganharam o último, mas não acredito numa segunda vez”, afirmou antes do amistoso entre Portugal e Croácia, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, que terminou com a vitória dos croatas por 2 a 1.
Apesar de tratar a seleção portuguesa como grande candidata, Mourinho não acredita que o troféu seja uma obrigação.
“Exigir é uma palavra complicada no futebol… exigir entrega, empatia, coragem, ambição, sim, sem dúvida, sim. Exigir ganhar… às vezes a fronteira entre
ganhar e não ganhar é dura, podemos não conseguir por um desempate nas penalidades, às vezes a fronteira entre o sucesso e o não sucesso é muito curta”, relatou.
Portugal vai em busca do seu segundo título na história da competição. A única conquista foi liderada pelo craque Cristiano Ronaldo, em 2016. Porém, desta vez, ele já está com 40 anos e a forma de sua utilização vem sendo discutida no país europeu.
“O treinador é que sabe, o treinador e o Cristiano, como se sente, quais são os seus objetivos. O treinador sabe o modo que o quer utilizar. Se o quer utilizar como historicamente foi utilizado, que é jogar cada minuto e cada jogo, ou se o quer proteger para alguns momentos chave. São eles que internamente devem (decidir) e obviamente vocês, comunicação social, e nós torcedores de fora, queremos saber tudo o que se passa lá dentro, mas há muita coisa que se passa lá dentro que deve ficar entre eles. Aqui, o que nós queremos é no último dia festejar”, declarou Mourinho.
A Eurocopa se inicia na próxima sexta-feira e ocorre até o dia 14 de julho, na Alemanha. Antes do início do torneio, nesta terça, às 15h45 (de Brasília), a seleção portuguesa entra em campo para realizar seu último amistoso, contra a Irlanda, no Estádio de Aveiro.
Foto Destaque: José Mourinho, técnico do Fenerbahçe Stefano Guidi/Getty Images
Créditos: ESPN.