A conquista da Europa League pela deusa Atalanta foi a coroação de um bom trabalho feito ao longo de oito anos

Anderson Silva

Anderson Silva

Compartilhe

Na última quarta-feira (22/05), o time do Bayer Leverkusen finalmente perdeu a sua incrível invencibilidade na temporada, em uma grande final da Europa League. Contudo, o time de Xabi Alonso não perdeu para qualquer um. A equipe alemã perdeu, simplesmente, para um dos trabalhos mais longos e interessantes do futebol mundial nos últimos anos, que é o trabalho do técnico Gian Piero Gasperini diante da Atalanta. A conquista deste título coroa a Atalanta e o próprio Gasperini por um trabalho bom, longo, confiável e muito interessante.

Técnico Gian Piero Gasperini. (Foto: Reprodução/Internet)

Apesar da conquista e dessa coroação ter chegado somente agora, o time da Atalanta já vem batendo na trave de competições europeias há muito tempo. O trabalho de Gasperini diante da equipe italiana vem sendo construído já não é de agora. Com um estilo de jogo bem ofensivo, que muitas vezes dá dor de cabeça para a própria Atalanta, além de um olhar minucioso com sua base e com jogadores mais modestos, o técnico Gasperini vem colocando seu time em outro patamar.

Bayer Leverkusen perdeu sua invencibilidade para a Atalanta. (Foto: Reprodução/Internet)

O imponente Bayer Leverkusen ter sido derrotado na grande final da Europa League não é algo fora do normal. Inclusive, para mim, era o grande favorito do jogo. Sim, o time de Xabi Alonso é a sensação do momento, com viradas e resultados implacáveis. Contudo, a Atalanta já teve isso recentemente, também, mas sem a confirmação de algum título, além de ser um trabalho mais longo e solidificado.

A fórmula para esse sucesso da Atalanta não vem apenas do acaso. Um dos pontos altos do bom trabalho que vem sendo feito na Atalanta nos últimos anos passa muito pelo setor jovem do clube. Dentro do clube italiano existe uma mentalidade bem interessante de buscar jovens talentos bem baratos, lapidá-los e depois vendê-los a um preço bem interessante. Isso vem sendo crucial para essa evolução do clube ao longo dos anos, algo que deveria ser mais analisado pelos clubes daqui. Além disso, desde a base, já existe a ideia de uma implementação de um modelo de jogo do clube que irá até o futebol profissional, como pode ser visto atualmente.

A Atalanta vem sendo a grande sensação do futebol italiano nos últimos anos. (Foto: Reprodução/Internet)

Outro fator crucial para esse sucesso do clube tem nome e sobrenome: Gian Piero Gasperini. O treinador italiano sabe trabalhar muito bem com seus atletas, conseguindo aproveitar a boa mentalidade de futebol do clube que é algo bem ofensivo e focado no trabalho em grupo. Desde 2016 que o treinador vem consolidando o seu trabalho diante do clube italiano, mantendo o seu conceito de jogo, além de revelar grandes nomes do futebol mundial atual.

Ao analisar tudo isso, fica claro que não existiu nenhuma surpresa com essa conquista da Atalanta, derrubando o imponente Bayer Leverkusen. Ao meu ver, a conquista da Deusa Atalanta foi mais do que merecida. Naquele jogo, existia um favorito, e esse favorito era italiano.

Foto Destaque: Atalanta foi a campeã da Europa League. (Foto: Reprodução/Internet)

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site