O Conselho Deliberativo do Sport realizou uma reunião muito importante na última terça-feira (16). Um encontro histórico que pode ser considerado o primeiro passo para a modernidade do clube. A Comissão da Redação do Novo Estatuto apresentou mudanças importantes para modernização da lei geral que rege o clube, sendo aprovadas pelos conselheiros que participaram da reunião. A principal mudança é a autorização de transformar o Sport numa Sociedade Anônima do Futebol, ou seja, na SAF. O próximo passo é que a atualização do novo estatuto seja colocada em votação na assembleia geral de sócios que ainda não tem data definida.
O sinal verde para o Sport ser uma SAF acontece em volta a alguns cuidados importantes para que o processo não signifique perdas. A concessão à SAF será exclusivamente no futebol. “O Sport larga na frente e inicia o processo de modernização do futebol pela estrutura corporativa criada pelo estatuto. Acreditamos que a SAF levará o Sport ao lugar que ele merece no futebol brasileiro”, afirma Ademar Rigueira, presidente da Comissão.
Outro ponto importante discutido foi quanto à eleição do Sport. A mudança sugerida se refere ao mandato do presidente do executivo, que, se aprovada na assembleia geral, passará a ter três anos e sem direito a reeleição. O estatuto também prevê a formação de um conselho administrativo, que será formada por um presidente, vice e dois diretores. Será criada a função de chefe do executivo, o CEO, que será contratado pelo novo conselho. Algumas outras diretorias executivas serão criadas para modernizar os diversos segmentos do clube.
Os rubro-negros também não esqueceram da questão disciplinar. Por conta dos inúmeros prejuízos sofridos nos últimos meses por conta de episódios de violência protagonizados por torcedores, será criada a Comissão de Ética e Disciplina. Sob o seu radar estarão a violação das normas legais e a Lei Geral do Esporte. Comportamentos que podem prejudicar o Sport serão colocados como infrações administrativas, passíveis de punição imposta pelo clube. Injúria racial, preconceito sexual, misoginia, importunação ofensiva ao pudor serão atos inaceitáveis no Sport. Tudo para proteger o clube de atos excessivos e desrespeitos por parte de algumas pessoas que podem prejudicar o clube.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Silvio Neves Baptista, disse que a atualização do estatuto do clube foi aprovada, mas que ainda será feita uma revisão do texto antes de ser levada para a assembleia geral de sócios. “Foi um esforço muito grande da comissão para finalizar essa modernização do estatuto. Agradecemos pela dedicação nesse trabalho exaustivo”, afirma Silvio, que destacou a inclusão da SAF como o ponto mais importante da reforma. “Não trocamos um estatuto pelo outro. Muitos artigos foram mantidos. Mas a comissão colaborou muito para essa modernização do clube”, completou.
Créditos: Sport
Destaque: Reprodução/Sport