Na busca por caminhos para selar a paz nos estádios de futebol, o presidente do Sport, Yuri Romão, e o vice-presidente jurídico, Rodrigo Guedes, cumpriram uma agenda para alinhar parcerias com instituições e assim encontrar formas de coibir a violência em dias de jogos. No início da tarde desta quarta-feira (28), Yuri Romão atendeu ao convite do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), para uma conversa sobre os lamentáveis episódios ocorridos semana passada, após a partida contra o Fortaleza, na Arena de Pernambuco. Em seguida, o encontro foi com o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Desembargador Ricardo Paes Barreto, para tratar das medidas que devem ser feitas para reduzir as ações dos vândalos. A união do legislativo e judiciário cria uma atmosfera positiva para se conseguir o que os verdadeiros torcedores desejam: paz no futebol.
Durante a conversa, o presidente Yuri Romão pediu à Alepe que interceda junto à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE). “Contamos com o apoio da Assembleia Legislativa para cobrar da SDS/PE um posicionamento mais firme em relação às torcidas e, mais do que isso, oferecer segurança aos torcedores que saem de casa para vibrar junto aos times e não promover violência nas ruas”, afirmou Romão.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, vem demonstrando bastante preocupação com os recentes atos de violência. “Se analisarmos bem, são questões que já extrapolaram o futebol e se inserem dentro do campo da segurança pública. Colocamos nossa estrutura à disposição dos times. A Alepe está aqui para colaborar com o futebol pernambucano”, disse Álvaro. Também participou desse encontro o presidente do Náutico, Bruno Becker, além dos deputados Rodrigo Farias (PSB) e João de Nadegi (PV) também estiveram na reunião.
Dentre os encaminhamentos da reunião, ficou acordado que a Alepe vai oficiar um pedido de informações à SDS/PE para entender as medidas que estão sendo tomadas para desmontar a atuação das torcidas organizadas no Estado.Em seguida, Yuri Romão e Rodrigo Guedes contaram com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Sílvio Neves Baptista, na reunião realizada na sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O Desembargador Ricardo Paes Barreto destacou a importância do encontro e garantiu que já foram traçadas “medidas enérgicas para que o crime organizado contra a sociedade pernambucana sofra um grande baque”. “Vamos trabalhar com o Ministério Público, a Polícia Militar, Governo do Estado, Assembleia Legislativa para que possam trazer paz e que o futebol pernambucano volte a ter um lugar de destaque e essa pecha de violência seja afastado do Estado”, completou.
O presidente do Leão, Yuri Romão, não escondeu seu otimismo ao sair da reunião com Desembargador Ricardo Paes Barreto. Para Romão, o encontro mostrou para o Brasil a vontade que o Estado tem de combater ou inibir as ações de marginais no futebol. “Ficou clara a vontade do desembargador em nos auxiliar nesse combate contra as pessoas que estão contrárias ao futebol de Pernambuco. E isso nos deixa muito felizes”, destacou.
Créditos: Sport
Destaque: Lucas Patrício/presidente da Alepe