O futuro de Xavi Hernández como treinador do Barcelona está mais uma vez em pauta. Segundo apurou a ESPN, com fontes próximas ao vestiário culé, vários jogadores importantes do elenco já perderam a fé no treinador.
O Barça foi goleado por 4 a 1 pelo Real Madrid, no último domingo (14), na final da Supercopa da Espanha, mas fontes disseram à ESPN que as dúvidas são anteriores à humilhante derrota diante do arquirrival.
Alguns jogadores questionam a abordagem de Xavi há semanas e estão chateados com o fato de o treinador afirmar que são os seus jogadores que não compreendem a forma de jogar do Barcelona.
Uma fonte admitiu à ESPN que nem todos no vestiário têm a mesma opinião, mas sugere que Xavi não teve pulso firme com alguns jogadores. A ESPN contactou o entorno de Xavi para saber a sua opinião e, embora admita que pode sempre haver alguém insatisfeito num plantel de mais de 20 jogadores, insiste que o sentimento da comissão técnica é que a maioria dos jogadores ainda apoia as ideias do treinador.
Uma fonte próxima do treinador reconhece que os resultados esportivos não são os esperados, mas garante que o comportamento da equipe continua exemplar.
Um dos jogadores consultados pela ESPN considera que a vitória por 3 a 2 sobre o Almería, no dia 20 de dezembro, foi um “ponto de virada”. Xavi reconheceu depois desse jogo que teve uma conversa tensa com os seus jogadores durante o intervalo da partida e o Barça finalmente conseguiu vencer com sofrimento o lanterna de LALIGA graças a um gol de Sergi Roberto, aos 38 minutos do 2° tempo.
No entanto, outras fontes afirmam que vários jogadores já tinham dúvidas sobre Xavi antes desse jogo e lembraram da derrota por 2 a 1 para o Real Madrid, em outubro do ano passado, e as derrotas na Champions League para o Shakhtar Donestsk e Royal Antwerp.
Xavi declarou em diversas entrevistas que a relação com os seus jogadores continua positiva e, após a derrota na Supercopa, voltou a deixar claro que continua a acreditar no seu plantel e manifestou confiança em reverter a situação. O diretor esportivo, Deco, afirmou que “não faz sentido” questionar o futuro do treinador e insistiu que ele continua tendo apoio do clube.
No entanto, outras fontes consultadas pela ESPN são menos categóricas e, há semanas, admitem que há dúvidas sobre se Xavi continuará como treinador na próxima temporada, apesar de ter renovado recentemente o seu contrato até 2025. Este sentimento sugere que o clube já não tem tanta confiança no treinador catalão como tinha há algumas semanas, mas ao mesmo tempo uma demissão antes do final da temporada ainda é improvável; tanto pelos problemas financeiros do Barcelona quanto pela falta de candidatos para assumir as rédeas do time no curto prazo.
De uma forma ou de outra, outras fontes acrescentam que o presidente Joan Laporta há muito vê o ex-zagueiro Rafael Márquez como a opção mais lógica se Xavi finalmente decidir renunciar ou se o clube decidir demiti-lo.
O Barça está em 4° na tabela de LALIGA, oito pontos abaixo do Girona, que tem um jogo a mais e sete atrás do Real Madrid, mas segue vivo na Copa do Rei e se classificou às oitavas de final da Liga dos Campeões. Na próxima quinta-feira (18) enfrentará o modesto Unionistas de Salamanca nas oitavas de final da Copa do Rei e na Champions enfrentará o Napoli.
Xavi, que durante mais de 20 anos como jogador se tornou uma das grandes lendas do Barcelona, substituiu Ronald Koeman em 2021 e na sua primeira temporada completa como treinador conquistou LALIGA e a Supercopa da Espanha.
Foto Destaque: Xavi durante partida do Barcelona em LALIGA Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Créditos: ESPN.