Titular absoluto da Seleção Brasileira que disputa o Mundial Sub-17, na Indonésia, o lateral-direito Pedro Lima, do Sport, tem despertado o interesse de clubes europeus. O atleta de 17 anos renovou nesta temporada o contrato com o Leão até setembro de 2026. A multa rescisória do prata da casa rubro-negro é estimada em R$ 50 milhões.
“Recebemos sondagens de clubes da Alemanha, Espanha, Portugal e Inglaterra, mas no momento estamos apenas ouvindo. O interesse do clube é dar oportunidade para ele por aqui e não necessariamente negociá-lo no momento”, afirmou o coordenador-geral das divisões de base do Sport, João Marcelo Barros.
Lima foi escalado pelo técnico Phelipe Leal para os quatro jogos do Brasil até aqui, contra: Irã, Nova Caledônia, Inglaterra e, por fim, Equador, no jogo desta segunda-feira (20), em Surakarta, que sacramentou a classificação brasileira para as quartas de finais da competição. Neste jogo, o jogador rubro-negro deu a assistência para o segundo gol da vitória por 3 a 1.
Além da assistência, Lima foi destaque pelo volume de jogo apresentado, a chegada forte ao ataque e a força defensiva. Atributos de lateral que andam em falta atualmente no futebol brasileiro. “Lima é um dos grandes valores do clube e é importante lembrar a carência da função no Brasil”, disse Barros.
“Tivemos o cuidado de renovar um contrato que já era extenso (antes ia até 2025) visando a dar mais segurança para o Sport. Já recebíamos sondagens por Lima há tempo, antes mesmo das convocações. Temos tido um cuidado muito grande com ele, inclusive na progressão de carreira aqui. Ele já passou a jogar no sub-20 este ano, onde assumiu a titularidade”, acrescentou o coordenador da base rubro-negra.
Lima é oriundo da escola do futsal do Sport. Começou aos 7 anos. Aos com 15 anos, jogou uma Taça Brasil de futsal pelo Meninos da Paraíba, em que foi artilheiro e destaque da competição. Foi quando despertou o interesse do Sport e acabou indo morar nas proximidades da Ilha do Retiro.
Neste ano, o atleta chegou à Seleção Brasileira Sub-17, onde acumula convocações desde junho. Na atual temporada, conquistou o Coffee Tournament, torneio promovido pelo Boston City, em Minas Gerais. E foi fundamental na destacada campanha da Copa do Brasil Sub-17, onde o Leão foi semifinalista.
“No fim do primeiro semestre, iniciamos as tratativas para extensão do contrato visando a remunerá-lo de uma forma mais adequada com a performance e, consequentemente, ajustar valor da multa. Ele hoje está seguro no clube”, pontuou João Marcelo Barros.
Lima agora espera pela definição de um adversário nas quartas de final do Mundial. O próximo duelo será no dia 24 de novembro, em Jacarta, diante de Argentina ou Venezuela.
Foto Destaque: Pedro Lima é o lateral-direito titular da Seleção no Mundial Sub-17. (Foto: Leo Ribas/CBF)
Créditos: Itatiaia.