Veja quais seleções de vôlei já se classificaram para a Olimpíada de Paris 2024

Anderson Silva

Anderson Silva

Compartilhe

O Brasil se garantiu na Olimpíada de Paris 2024 após vencer o Japão, na manhã de domingo (24/9), no torneio Pré-Olímpico. Jogando no Grupo B, faz companhia à Turquia, que também carimbou passaporte para a França.

Em cada um dos grupos do Pré-Olímpico, oito seleções se enfrentaram em turno único, no esquema ‘todos contra todos’. As duas melhores de cada grupo confirmaram classificação.

Além das brasileiras e das turcas, outras quatro seleções também se classificaram para o torneio olímpico. Veja quais:

Grupo A

No Grupo A, uma seleção surpreendeu. A República Dominicana venceu seis dos sete jogos disputados e cravou a primeira colocação. Junto das ‘Chicas’, a Sérvia, atual campeã mundial, levou a segunda vaga. A disputa foi acirrada, já que Sérvia e Canadá tiveram o mesmo número de vitórias, mas no critério de desempate (pontos), as canadenses ficaram atrás por apenas um ponto.

Grupo B

Com três grandes seleções na disputa, a expectativa, desde o início, era que a briga pelas duas vagas ficasse entre Japão, Turquia e Brasil. E assim foi. A Turquia, invicta, venceu todos os adversários com imponência, perdendo somente três sets em toda a competição. O Brasil precisou esperar até o último dia para carimbar o passaporte, mas conseguiu superar o Japão, no tie-break, em confronto direto para confirmar a classificação.

Brasil venceu o Japão por 3×2. (Foto: Reprodução/Instagram)

Grupo C

Outras três favoritas duelaram no Grupo C: Estados Unidos, Itália e Polônia, que vem em ascensão nos últimos anos. Com o mesmo número de vitórias e derrotas (6-1), as estadunidenses e polonesas levaram a melhor, com a Itália ficando na terceira colocação (5-2).

Estados Unidos e Polônia, inclusive, empataram também em pontos, e a primeira colocação — das americanas — foi definida no detalhe. Elas perderam um set a menos (7) que as adversárias (8).

Seleções de vôlei feminino já classificadas para Paris 2024

  • Brasil
  • Turquia
  • Estados Unidos
  • Polônia
  • República Dominicana
  • Sérvia
  • França (país-sede, com vaga garantida)
O Brasil já está garantido. (Foto: Reprodução/Instagram)

Como serão definidas as últimas vagas

Ainda restam cinco vagas na Olimpíada de Paris, já que o torneio olímpico conta com 12 seleções na disputa. Essas serão definidas por meio do ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Segundo a entidade, as vagas serão distribuídas na seguinte ordem de prioridade:

  • Seleções de continentes ainda não classificados para os jogos que estejam melhores classificadas no ranking;
  • Seleções melhores classificadas no ranking que ainda não conseguiram vaga pelos torneios pré-olímpicos.

O ranking será avaliado conforme a posição dos países no dia 17 de junho de 2024, para o feminino, e 24 de junho de 2024, para o masculino. Ou seja, será atualizado após o final da Liga das Nações 2024.

Pré-Olímpico masculino

O torneio Pré-Olímpico masculino começa a ser disputado nesta semana, a partir do dia 29 de setembro. Assim como no feminino, são três países-sede. O Brasil joga em casa, no Rio de Janeiro, no Grupo A. O primeiro duelo é contra o Catar, no dia 30.

Foto Destaque: Seleção Brasileira Feminina de vôlei.

Créditos: OTEMPO.

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site