Com foco em educação e capacitação, o Instituto Etiene Medeiros (IEM), com sede em Recife (PE), realizou a primeira edição do Congresso IEM – Educação, Esporte e Transformação. O sábado (23) foi de palestras inspiradoras, debates envolventes e interação com atletas e profissionais olímpicos. O evento – totalmente on-line – contou com 242 inscritos, entre estudantes e profissionais de educação física, atletas, pais de atletas e entusiastas do esporte, de diversos estados do País, e também participantes do Exterior.
Os nadadores Etiene Medeiros – fundadora do IEM – e João Gomes Jr., os técnicos Antônio Coutinho e Fernando Vanzella, a psicóloga Cristiane Marconi, o biomecânico Fabiano Teixeira e Mayara Araújo, diretora de operações do IEM, foram os palestrantes do evento. Uma oportunidade de imersão e conhecimento sobre educação e esporte como ferramentas de transformação.
“A primeira edição do Congresso teve um balanço muito positivo. Pessoas de várias partes do Brasil e do mundo acessaram o nosso site, participantes de diferentes regiões do País e alguns do Exterior acompanharam o evento on-line. Pudemos compartilhar experiências de educação e esportes. Sempre com foco na educação e na capacitação, que o Instituto pratica no seu dia a dia juntos aos alunos”, afirmou Etiene Medeiros.
A programação teve início com a palestra de Fernando Vanzella e Fabiano Teixeira: “Avanços Tecnológicos no Esporte: Potencializando o Treinamento para Alto Desempenho”. Na sequência, momento de aprender com os ensinamentos de Cris Marconi, falando sobre “A Importância da Psicologia no Esporte e na Vida”.
Etiene e João desenvolveram o tema “Nadando Além dos Limites: Perseverança, Aprendizado e a Transformação de Crianças e Jovens através do Esporte”. E, encerrando o evento, Antônio Coutinho e Mayara Araújo falaram de “Transformando Vidas: Integrando Habilidades Fundamentais e Diversão no Esporte”.
Todos os participantes do I Congresso IEM recebem um certificado, que já está disponível no https://www.even3.com.br/congresso-iem/. E quem se inscreveu e participou pode rever as palestras pela plataforma. Evento beneficente, o Congresso destinou o valor arrecadado com as inscrições para apoiar as ações do Instituto junto aos alunos.
IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social – O IEM reúne um total de 160 alunos, unindo educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Etiene Medeiros.( Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Créditos: ZDL Sports.