O novo técnico da base do Sport, Thiago Larghi, foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (26), o treinador chegou para substituir Sued Lima e já tem a confiança da diretoria do clube. O coordenador da base João Marcelo Barros demonstrou satisfação com a nova contratação “Thiago entendeu bem o projeto que a gente vislumbrava com ele que é muito mais do que assumir o nosso sub-20, que é assumir a reestruturação metodológica e técnica desde a transição dos meninos do futsal até a gente formar atletas profissionais para competir em alto nível, disse o coordenador.
Thiago tem um currículo vasto e experiente, o treinador de 42 anos está na sua terceira passagem no Sport, as duas primeiras foram como auxiliar técnico, em 2016 e 2017, neste período trabalhou como auxiliar no Corinthians e Atlético-MG, além desses times, Larghi também já teve passagens pelo Botafogo e pelo Goiás.
Antes de iniciar a coletiva o presidente do clube, Yuri Romão, fez questão de relembrar o trabalho do ex-técnico, Sued Lima e Luan. “Foi um profissional que sempre honrou o seu cargo e nos ajudou, o Sport Club do Recife deve muito a ele, então um registro mais do que merecido. Ao Luan que teve a oportunidade de estar à frente do sub-17, mas também entendeu que havia uma necessidade da gente fazer uma reformulação mais criteriosa e que também merece a nossa consideração e o nosso respeito”. O presidente também agradeceu o trabalho do diretor estatutário, George, que deixou o comando do clube.
-A conversa foi muito simples e direta, nós temos um representante que fez o contato e conversou sobre aquilo que o Sport vem fazendo na divisão de base. É um clube que está reerguendo e tendo credibilidade naquilo que faz. Foi uma conversa muito franca e aberta onde eu vi seriedade na palavra e naquilo que vem sendo conduzido, que é uma estruturação física, aquisição de bons jogadores na divisão de base, ter uma material humano, e agora entramos com uma metodologia para otimizar o desempenho dos jogadores que vai fazer nossa missão, disse Thiago.
“Desenvolver jogadores para o futebol profissional e disputar as principais competições de base”
Ao ser questionado sobre suas expectativas para o futuro com seu trabalho no Sport o treinador disse que está focado no presente e no trabalho com a base, sem dar margens para uma possível vontade de ida para o futebol profissional.
-O futebol já me proporcionou muitas experiências boas e ricas, compartilhar conhecimento é uma das missões que a gente tem de colaborar. Neste projeto um dos pilares é ter uma categoria de base forte, clubes grandes do futebol brasileiro conseguiram mudar de patamar com grandes vendas de jogadores e isso também pode acontecer aqui.
-O desenvolvimento metodológico nós vamos adequar a cada situação para cada categoria, mas eu entendo que uma identificação com o clube é algo que passa o aspecto técnico e vai além. Criar jogadores que estejam identificados com o clube e o que é ser um Leão? É “L” de lealdade, “E” de esforço, “A” de ambição, “O” otimismo.
“Tentar sempre olhar a parte positiva da coisa, ter isso como parte da formação deles independe da categoria, são valores que a gente precisa estabelecer e conscientizá-los da grandeza que é vestir a camisa do Sport. Eles precisam se sentir orgulhosos de estarem aqui e se sentirem capazes”
Destaque: Reprodução/Sport