‘Nenhum sentido’: site mostra que Alisson teve ‘melhores índices da carreira ‘ e detona ausência na Bola de Ouro

Anderson Silva

Anderson Silva

Compartilhe

O Troféu Yashin é o prêmio dado ao melhor goleiro do mundo em uma temporada durante a premiação da Bola de Ouro. A Premier League teve quatro dos dez indicados, mas a ausência de Alisson resultou em indignação da crítica especializada.

Ederson, Onana, Martínez e Ramsdale foram os indicados que atuam no futebol inglês. Alisson, apesar de ter uma das melhores temporadas da carreira estatisticamente e ter sido titular da seleção brasileira na Copa do Mundo, ficou de fora.

O site inglês “The Athletic” analisou a exclusão do brasileiro como “sem sentido” e mostrou os motivos pelos quais ele deveria estar na briga pelo troféu.

Por que Alisson ficou de fora?

O The Athletic relembra a queda do Liverpool durante a temporada, principalmente na primeira metade, e como esse período coincidiu, por exemplo, com um erro crucial do goleiro no jogo contra o Real Madrid, pela Champions League.

— Talvez tenha sido fácil ignorar Alisson na última temporada. Ao contrário de algumas opiniões externas, os erros que ele cometeu foram relativamente poucos e espaçados. Como é possível ignorar os momentos positivos, os muito mais comuns? – argumentou a matéria.

O erro na derrota na Champions League, a campanha não tão positiva do Brasil na Copa do Mundo e a temporada abaixo da expectativa do Liverpool podem ser motivos para terem “ignorado” o brasileiro – segundo o site, “não há outra maneira de descrever sua estranha omissão da lista de indicados”.

Alisson contra o Newcastle. (Foto: Reprodução/Instagram)

Por que Alisson merecia estar na lista

Alisson ganhou o troféu em 2019 quando foi introduzido pela primeira vez e terminou em segundo lugar em 2022, no entanto, há um argumento de que suas atuações em 2022/23 foram ainda mais consistentes, se não tão importantes, do que nos anos anteriores.

— Se Ramsdale, que cometeu mais erros que levaram a chutes do que qualquer outro jogador na Premier League na última temporada, e Martinez, que também teve alguns momentos para esquecer entre as atuações impressionantes, estão sendo considerados para o prêmio, por que Alisson não está? – indagou o The Athletic.

Alisson, goleiro do Liverpool. (Foto:  Reprodução/Internet)

Comparação com outros indicados

Bono, Courtois, Maignan, ter Stegen, Onana, Livakovic e Samba foram os outros a entrar na lista, mas o desempenho de Alisson foi ainda mais enfático em comparação com alguns dos indicados. Apenas ter Stegen, com um desempenho acima do esperado de xGOT de 9,1, chegou perto dele.

— Sim, o Liverpool sofreu mais gols do que o normal, mas isso não foi culpa de Alisson – enfatizou o site.

Enquanto os números de Alisson superam os de todos, a comparação piora quando Ramsdale e Ederson, por exemplo, levaram até mais gols do que o esperado: -1,20 e -4,67, respectivamente.

O brasileiro do Manchester City, inclusive, foi um dos piores goleiros da Premier League no quesito: o 20º entre 25.

Foto Destaque: Alisson, goleiro do Liverpool. (Foto:  Reprodução/Internet)

Créditos:  Premier League Brasil

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site