O mês de setembro é a época perfeita para se comentar sobre aspectos mentais dos seres humanos. No futebol, o fator psicológico também é algo que pode influenciar na vida do atleta e também no jogo, afinal é importante estar bem mentalmente dentro de campo para render o seu máximo dentro das quatro linhas.
A motivação é algo fundamental dentro do jogo, sendo algo que vai impactar no jogo de várias formas possíveis, sendo o combustível perfeito para o jogador extrair 110% de suas capacidades físicas. Pensando nessa questão da motivação, entramos no trabalho do técnico, que além da parte tática, também trabalha o fator mental de seus atletas.
Em conversa exclusiva com a redação do Show de Bola, o técnico Nilson Corrêa, ex-Maguary, comentou um pouco sobre como gosta de trabalhar essa questão da motivação de seus atletas em campo. Na oportunidade, ele falou sobre uma espécie de discurso antes dos jogos.
“Eu uso um discurso prático com o propósito de motivar e educar um grupo de atletas. A ideia é conseguir instaurar uma mentalidade competitiva que perdure por toda uma partida (ou campeonato), fazendo com que a performance esportiva tenha um aumento exponencial. Saber como motivar e fazer esse tipo de discurso exige bastante do treinador, que além de entender sobre seus jogadores, precisa criar um senso de urgência e de propósito para aqueles que estão dentro de campo.
Eu uso esses pilares para o meu trabalho mental e motivacional para os atletas.
falamos de motivação, dificilmente o improviso funciona.
Mantenha uma postura de liderança diante dos atletas. Líderes lideram.
Cite exemplos reais e palpáveis.
Incentive a cooperação e a importância do trabalho em equipe”, disse o técnico.
Foto Destaque: Técnico Nilson Corrêa, em passagem pelo Maguary. (Foto: Reprodução/Internet)