Após pouco mais de três semanas da eliminação na Copa do Mundo feminina, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) avança para definir o futuro do comando da seleção brasileira feminina.
Segundo apurou o portal ESPN, os próximos passos passam por uma troca no posto de treinador da equipe.
A entidade ainda não fala oficialmente sobre a decisão tomada, mas já trabalha com o cenário de saída da técnica Pia Sundhage.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, frisa que ainda aguarda encontro pessoal no início da próxima semana para sacramentar a decisão a respeito do contrato com a sueca – válido até o meio de 2024.
A ideia é que a conversa aconteça na próxima terça-feira (29), na sede da Confederação, no Rio de Janeiro.
A data foi uma sugestão da treinadora. A demora de Pia em restabelecer um contato oficial com a CBF após a eliminação no Mundial, inclusive, foi um dos fatores que pesaram para a opção de não dar continuidade ao trabalho dela e de sua equipe.
A alta cúpula da entidade já tinha uma avaliação negativa de Pia pré-Copa. No entanto, uma troca às vésperas do torneio na Oceania, interrompendo um ciclo de Copa do Mundo, acabou sendo descartada.
A campanha ruim no Mundial ajudou a reforçar a impressão anterior e acabou pesando para uma iminente saída.
Disposta a uma troca maior na estrutura do departamento de futebol feminino, a CBF já tinha desligado nos últimos dias a supervisora Mayara Bordin e a auxiliar Bia Vaz.
Ednaldo vem frisando aos seus pares que a ideia não é apontar o dedo apenas para Pia e sua comissão, mas pensar em uma reformulação mais ampla no setor.
Arthur Elias e Jonas Urias na mira
Com a demissão de Pia no radar, a CBF já avalia alguns de seus nomes preferidos para a sucessão.
Arthur Elias, do Corinthians, e Jonas Urias, da seleção brasileira sub-20, são as opções debatidas pela cúpula da Confederação.
Maior vencedor e nome mais celebrado do futebol feminino no Brasil nos últimos anos, Arthur acabou sendo uma opção natural avaliada por Ednaldo Rodrigues.
Por outro lado, Urias vinha sendo apontado dentro da CBF como sucessor natural de Pia em uma transição inicialmente prevista para ocorrer após os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Treinadora da seleção peruana, a brasileira Emily Lima também vem tendo seu nome analisado dentro da CBF.
A decisão, na esteira da saída de Pia, também deve ser tomada na próxima semana, com o novo treinador já assumindo a equipe para os compromissos na Data Fifa prevista para a segunda quinzena de setembro.
Créditos: ESPN.
Foto Destaque: Técnica Pia. (Foto: Reprodução/Internet)