Luciano Juba ultrapassou 150 jogos vestindo a camisa do Sport na partida contra o CRB, na 20° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Prata da casa, Juba iniciou na categoria de base sub-20 do clube em 2018, e com apenas 23 anos já coleciona gols, assistências, títulos e artilharia. Totalizando 151 jogos e 30 gols marcados pelo Leão. Confira números do atacante pela equipe Rubro-Negra.
Nesta temporada Juba coleciona 48 partidas disputadas com 19 gols e 18 assistências. Na Série B tem 18 jogos, seis gols e cinco assistências, sendo um dos destaques ofensivos do Sport ao lado do companheiro Vagner Love. Na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, é o segundo atleta com participações em gols, 11, e o terceiro a dar mais assistências.
Destaques de Juba na temporada
O jogador foi grande destaque na equipe e nas competições em que o Leão participou. No Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste foi considerado artilheiro e o que mais deu assistência na competição. No estadual marcou seis gols e ajudou com seis assistências, e ainda segundo o site OGol.com, foi o jogador teve 12 participações em gols se tornando o mais participativo em jogadas no campeonato.
Na Copa do Nordeste não foi diferente também assumiu o posto de artilheiro, mais participativo e que mais deu assistências, somando seis gols, quatro assistências e 10 participações em jogadas finalizadas na rede. Embora tenha uma participação polêmica na Copa do Brasil para alguns torcedores Rubro-Negros, que criticaram muito a cobrança de pênalti perdida pelo jogador nas oitavas de final, que causou a eliminação do Sport, o atacante foi top 1 de assistências na competição com três participações.
Títulos
- 1 Campeonato Pernambucano 2023
- 1 Campeonato Pernambucano sub-20 (2019)
Prestes a fazer 24 anos no final de agosto, o prata da casa pode deixar a Ilha do Retiro e ir atrás de novos desafios, em Salvador, na Arena Fonte Nova, para defender o Bahia. Com fim de vínculo com o Leão neste mês de agosto a especulação de uma possível saída do atleta aumenta. Não é novidade que o atacante quer deixar o clube, o jogador já afirmou que deseja ir para um clube grande de Série A. Juba pode cortar o cordão umbilical com o Sport depois de cinco anos defendendo o Leão, tendo um breve empréstimo ao Confiança, em 2021, onde teve 16 participações com apenas um gol e uma assistência.
Este é o melhor ano de Juba neste início de carreira depois de três anos que ingressou no elenco profissional. Em 2020, quando saiu da base do Leão teve um número bem abaixo do esperado e do que estamos acostumados ver agora, dos 28 jogos que participou não balançou as redes uma única vez e só ajudou com três assistências, e acabou sendo rebaixado. Em 2021 também foi ano do jogador, que teve apenas um gol e uma assistência, em 18 jogos, e não conseguiu o acesso à Série A. Em 2022, teve uma notável progressão no Sport, somando dez gols e nove assistências, em 57 jogos.
Destaque: Rafael Bandeira/Sport