Giovana Canali está vivendo um momento muito especial em sua carreira. Aos 17 anos, a centroavante do F.C Prime Flórida (EUA) participa de sua primeira convocação com a Seleção Feminina Sub-20, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre (RS). Em entrevista ao site da CBF, a atacante nascida em Fortaleza (CE) contou sua trajetória e experiência na Canarinho.
Trajetória
A jornada de Giovana no futebol começou por influência e insistência de seu irmão mais velho que a pedia para entrar em campo apenas para completar suas equipes. Porém, o que era inicialmente uma obrigação logo se transformou em paixão pela modalidade.
“Eu jogava no condomínio com o meu irmão e sempre tinha um monte de amigos lá. Ele me chamava para jogar quando faltava alguém. Eu me forçava a jogar, até que comecei a gostar e a melhorar”, revelou.
O amor pelo esporte não parou por aí. Ela decidiu que não deixaria sua vontade de jogar futebol diminuir. Determinada a seguir sua paixão, ela reuniu meninas na escola que estudava e criou uma equipe feminina.
“Não vou parar de jogar. Eu reuni várias meninas da escola inteira e falei: ‘Vamos criar um time feminino’. Então, criei um time feminino na escola, joguei com a equipe e acabei ganhando o prêmio de artilheira do quarto ano”, contou.
Mesmo com tão pouca idade, Giovana Canali já possui suas metas de vida bem definidas. Como integrante da Seleção Sub-20 e do F.C Prime Flórida (EUA), ela deu o primeiro passo importante para alcançar seu objetivo de vida: chegar à Seleção Principal e representar o Brasil em uma Copa do Mundo.
“Eu sempre sonhei em chegar à seleção. Nem acreditava que conseguiria chegar à Sub-20. Nem imaginava que seria possível alcançar esse nível. Por isso, acreditar em mim mesma foi muito importante. Espero sinceramente chegar à seleção principal, que é o meu maior sonho, jogar uma Copa do Mundo”, afirmou.
O estilo de jogo foi algo que também encantou a jogadora de apenas 17 anos. Apesar de já ter feito parte de time feminino no Brasil, a maior parte de sua carreira se deu nos Estados Unidos, onde mora há mais de 7 anos. Mesmo com experiência fora do país, a centroavante manteve o principal: o jeito brasileiro de jogar.
“Aqui na Seleção eles influenciam driblar, ir para frente, atacar e ir para cima. Lá é muito toque. E eu pessoalmente prefiro jogar assim, driblando e indo para frente com mais confiança. É o meu jeito brasileiro de jogar. O jogo fica mais bonito, é o futebol de verdade”.
Durante seu período na Seleção Feminina Sub-20, Giovana Canali ressaltou a importância e o aprendizado que está tendo.
“As reuniões estão me ensinando muita coisa. Eu nem pensava que existia no futebol. O que a gente aprende aqui é outro futebol. Agora eu entro no campo já sabendo o que fazer. Eu olho para o futebol de outro jeito. É mais que um jogo, vai além das quatro linhas”.
A Seleção Sub-20 se prepara para o jogo-treino contra a equipe principal do internacional, neste domingo (15), às 10h, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.
Créditos: CBF.
Foto Destaque: 13/07/2023 – Treino Seleção Feminina Sub-20 em Porto Alegre. (Créditos: William Anacleto/CBF)