Enderson Moreira freia empolgação sobre base do Sport após convocação de Joelinton: ‘Falta infraestrutura’

Geovanna de Paula

Geovanna de Paula

Compartilhe

Quase 20 anos se passaram para que um jogador criado nas divisões de base do Sport voltasse à Seleção Brasileira. Entre Juninho Pernambucano, presente pela última vez com a camisa canarinha na Copa do Mundo 2006, e Joelinton, convocado neste domingo (28), o Leão adquiriu um centro de treinamento (em 2008), ampliou a sua infraestrutura e lançou centenas de jogadores no mercado.

Apesar do progresso, na visão do atual treinador da equipe profissional, Enderson Moreira, o clube ainda precisa ir além se quiser formar novos atletas com perfis de Seleção Brasileira. O técnico, com a experiência de quem por muitos anos comandou as divisões de base do Cruzeiro e foi, por exemplo, campeão da Copa São Paulo Júnior 2007, contextualizou que o Sport vem sofrendo com problemas financeiros decorrentes de más gestões recentes. E fez um diagnóstico acerca do trabalho na base.

Joelinton no Newcastle. Foto: Reprodução/Twitter

“O desafio do [Yuri Romão] presidente é enorme. É buscar recurso, e parte disso é destinado a dívidas. Precisa ter um time qualificado, o Sport precisa. E a base ainda tem muita coisa a ser feita. Não acho que a gente tem um trabalho diferenciado. Ainda falta uma infraestrutura. Ainda temos alguns problemas de campo, temos algumas dificuldades. Mas você vê que já temos uma organização, temos bons trabalhos. O sub-17 está nas semifinais da Copa do Brasil. o Sub-20 esteve nas oitavas da Copa São Paulo”, afirmou.

Sobre a equipe sub-17, o Sport faz participa da semifinal do torneio nacional pelo segundo ano consecutivo. O primeiro jogo da equipe comandada por Luan Moreira, contra o Athletico, acontece nesta terça-feira (30), às 19h (de Brasília), na Ilha do Retiro. De acordo com o coordenador Geral das Divisões de Base do Sport, João Marcelo Barros, o clube vive a expectativa de ter jogadores desta categoria convocados à seleção.

Além disso, após aproximadamente três anos, o Sport está muito próximo de recuperar o Certificado de Clube Formador (CCF). O Centro de Treinamento José de Andrade Médicis passou por uma vistoria neste mês e recebeu sinalização positiva, atestando que o Leão volta a reunir condições estruturais de acordo com as exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Sport na Copinha. Foto: Divulgação/Sport

Para isso, o clube investiu em reforma nos quartos, compra de ar-condicionados, novas camas, numa nova área de lazer, além de contratação de mão de obra especializada requerida pela CBF. É desses pontos a ser melhorados, aliados a melhorias dos campos, por exemplo, que Enderson Moreira enxerga que há o que evoluir.

“A gente precisa não pegar isso como meta ou como ponto final [ir bem em competições nacionais], mas pegar essa experiência, refazer algumas coisas, oferecer aos atletas condições ainda melhores. O Sport é um clube muito visto, é o principal clube do Nordeste. É claro que tem um interesse enorme das crianças em poder jogar no Sport. O presidente tem um carinho especial com as categorias de base, mas tem margens para crescer ainda. As pessoas têm se dedicado muito para que possamos colher frutos ainda maiores”, destacou.

Por fim, sobre a chegada de Joelinton à Seleção, Enderson Moreira afirmou e estar feliz, mas lamentou que a frequência de um jogador rubro-negro na Seleção seja tão rara.

Técnico Enderson Moreira. Foto: Rafael Bandeira/Sport

“Isso poderia ser um pouquinho mais constante. É difícil hoje um jogador sair do Sport direto para a Seleção. É muito raro, já era raro antigamente e hoje vai sair ainda mais. Um jogador que se destaca aqui logo é negociado para o futebol europeu ou outra liga importante. Mas jogadores que iniciam aqui e que passam pela Europa e que futuramente possam defender a Seleção brasileira, é claro que um futuro muito possível, sim”, pontuou.

Atualmente, no elenco rubro-negro, Enderson Moreira conta com diversos jogadores formados nas divisões de base do clube. Entre eles, os mais destacados são o atacante Luciano Juba, o volante Ronaldo Henrique, o zagueiro Chico, o lateral-direito Ewerton, além dos recém-promovidos Fábio, Pedro Martins, Ítalo, entre outros.

Créditos: Itatiaia

Destaque: Reprodução/Twitter

Mais notícias

Seja notificado das últimas notícias do nosso site