Retrô volta aos gramados no próximo sábado (06), na estreia da primeira fase da Série D, o clube vai enfrentar o Falcon, no estádio Batistão. O time está no Pote D com mais sete equipes. A Fênix retorna depois da derrota no Campeonato Pernambucano contra o Sport, a equipe foi vice da competição pelo segundo ano consecutivo. Agora o foco do time é na busca pelo acesso à Série C.
Assim como o Retrô, o Falcon também é um time novo no Nordeste. O clube tem apenas dois anos, vai completar três anos neste ano no dia 23 de novembro. Mesmo com pouco tempo, o Carcará, como é chamado, já disputou a Copa do Brasil e agora vai estrear na Série D 2023.
O clube sergipano foi Campeão da Série A2 do Campeonato Sergipano em 2021 e vice na categoria sub-20, em 2022. Nesta temporada de 2023 disputou a primeira fase da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Volta Redonda por 3×1. No Estadual disputou a repescagem com o Itabaiana para garantir vaga na semifinal, mas perdeu na disputa de pênaltis no jogo da volta, a equipe não conseguiu marcar nenhum gol.
O Retrô chegou perto de passar para a próxima fase na Copa do Brasil, mas na segunda rodada acabou perdendo para o Tombense por 1×0, em um gol de pênalti polêmico que gerou repercussão nas redes sociais e entre os especialistas no esporte. O árbitro da partida chegou a ser afastado da CBF pela decisão errada que prejudicou a Fênix. No Campeonato Pernambucano, o técnico do Retrô, Dico Woolley, também reclamou e se sentiu prejudicado novamente pela arbitragem. Assim como o Falcon, a Fênix também foi mal nas cobranças de pênaltis quando disputou a Copa do Nordeste, o elenco foi eliminado da fase preliminar por 3×1.
Grupo D
- ASA
- Atlético (BA)
- Bahia de Feira
- Cruzeiro Arapiraca
- Falcon
- Jacuipense
- Sergipe
Destaque: Reprodução/Internet