Superior Tribunal de Justiça Desportiva faz pronunciamento sobre possível fraude do Sport no Campeonato Brasileiro Série B do ano passado. O clube está sendo investigado pela justiça sobre o jogo da última partida da competição (38° rodada) contra o Vila Nova. Até a divulgação da notícia do envolvimento do Sport, somente o Vila Nova estava sob investigação.
O jogo entre as equipes foi marcado por seis expulsões, inclusive do time reserva. O placar da partida foi um empate de 0x0, o resultado não interferiu em nada na classificação das equipes para garantir o acesso à Série A, o Sport terminou em sétimo lugar e o Vila Nova em 13°.
O caso segue sobre segredo de justiça. A Operação Penalidade Máxima, que investiga supostas fraudes de jogadores para beneficiar apostadores esportivos, foi iniciada pelo Ministério Público de Goiás, que já iniciou pelo menos 20 apreensões de atletas, mas os nomes não foram divulgados pela justiça. O lateral-esquerdo Igor Cariús, foi um dos jogadores que tiveram seus pertences eletrônicos apreendidos, a ocasião foi divulgada pela mídia. O time Rubro-Negro afirmou que confia na índole de Cariús e que vai estar a disposição da justiça para o que for necessário.
Nota do STJD
Auditor processante do inquérito que investiga suposta manipulação de resultados na partida entre Vila Nova x Sport, Maurício Neves Fonseca enviou para a Procuradoria a conclusão determinando a abertura de processo disciplinar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol. De acordo com o auditor, foram identificados fortes indícios na participação de atletas no esquema de manipulação.
Maurício Neves Fonseca conduziu também o inquérito sobre a partida entre Sampaio x Londrina, que também foi concluído com a indicação de denúncia por manipulação de resultados. Ambos os jogos foram na última rodada da Série B de 2022.
Os processos correm em segredo de justiça e contam com provas enviadas pelo Ministério Público de Goiás, responsável pela Operação denominada Penalidade Máxima e que identificou suspeitas de manipulação e envolvimento de diversos atletas em partidas da segunda divisão nacional e campeonatos estaduais.
A conclusão será analisada pela Procuradoria da Justiça Desportiva e os envolvidos serão denunciados e julgados com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Destaque: Reprodução/Sport