A próxima temporada já se aproxima, mas o Campeonato Pernambucano segue mudanças bem perto de sua estreia, que acontece no dia 7 de janeiro. A competição em 2023 contará com 13 equipes, porém seguirá com sua fórmula de sempre. A decisão foi tomada ontem (28), em reunião de clubes na Federação Pernambucana. Os novos integrantes da competição foram o Belo Jardim e o Petrolina.
A mudança ocorreu na quarta-feira (28) depois que as equipes travaram uma longa disputa no STJD pelo direito de participar do estadual. Com isso, a competição contará com 13 clubes.
Tudo isso começou quando a equipe do Petrolina foi punida pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco por conta de uma suposta escala irregular de um jogador, o zagueiro Raykar, com isso o clube perdeu a chance do acesso para a Série A1 para o Belo Jardim. No entanto, o clube conseguiu recuperar os pontos no STJD, que também tratou de acatar o recurso do Belo Jardim.
Contudo, como a decisão final sobre o caso iria sair apenas no final de janeiro, forçando um adiamento e mudanças no formato da competição, foi decidido que ambos os clubes iriam disputar a competição. Os dois times aceitaram de bom grado o acordo. Agora o PE contará com 13 times, uma data a mais na primeira fase, 12 rodadas e uma equipe folgando por rodada.
Nesta primeira fase da competição, todos os times irão se enfrentar em jogos de ida, com apenas os seis melhores classificados seguindo vivos na luta pelo título, mas com os dois melhores colocados seguindo direto para as semifinais, em jogo único. Os outros quatro classificados irão jogar entre si, brigando pelas vagas nas semis. Somente a grande final contará com dois jogos.
Foto Destaque : Taça do Campeonato Pernambucano. ( Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)