A reformulação do Náutico era algo já esperado – o rebaixamento para a Série C significa uma folha salarial bastante enxuta e com os principais atletas do elenco recebendo mais de 100 mil reais de salário, o Timbu não tem outra alternativa a não ser encerrar o contrato de vários atletas, além, é claro, dos atletas que não querem disputar a terceira divisão do nacional. Com a chegada da nova diretoria de futebol, o clube decidiu fazer uma reforma mais radical, começando do zero, com poucos atletas da temporada atual. Desta forma, 31 dos 60 atletas utilizados pelo Náutico este ano já saíram do clube.
Com a frustação do não-acesso à Série A deste ano, o Timbu teve que contratar vários atletas para compor o elenco dessa temporada, afinal, o clube iria disputar muito mais campeonatos do que em 2021 – foi Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série B. Mesmo conquistando o título estadual e chegando nas semifinais do Nordestão, sendo eliminado apenas pelo Fortaleza fora de casa, o desempenho do Náutico já demostrava sinais de um futebol bastante fraco. Para completar, o Timbu foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Tocantinópolis, o que diminuiu o dinheiro que o alvirrubro teria para a segunda metade do ano.
O Náutico se viu obrigado a ir atrás de atletas como Victor Ferraz, Souza, Jonathas Jesus e Geuvânio, que em sua passagem no clube, pouco agregaram no elenco. Com a realidade do alvirrubra já definida, com o time na lanterna e rebaixado para a terceira divisão, 18 jogadores deixaram o clube, e no final do campeonato, mais 12, com mais saídas esperadas até o início de dezembro.
Confira a lista de jogadores que não estão mais no elenco alvirrubro por posição:
Goleiro
Lucas Perri
Laterais
Thiago Ennes, Hereda, Ailton Silva e João Lucas
Zagueiros
Camutanga, Carlão, Rafael Ribeiro, Bruno Bispo, Maurício, Wellington e Arthur Henrique
Volantes
Alemão, Rhaldney, Jobson, Richard Franco, Wagninho
Meio Campistas
Vargas, Eduardo Teixeira, Juninho Carpina e Thomaz
Atacantes
Ewandro, Niltinho, Leandro Carvalho, Álvaro, Kauan Maranhão, Pedro Vitor, Luis Phelipe, Geuvânio, Éverton Brito e Jonathas Jesus.