Após a vitória da Chapecoense sobre a Tombense, em casa, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Náutico foi oficialmente rebaixado para a terceira divisão do futebol nacional. Na lanterna da competição há 11 rodadas, a queda do Timbu foi decretada por não poder alcançar a equipe catarinense em pontos.
A Chape chegou aos 42 pontos, assumindo a 15ª posição – Como o Timbu está com apenas 30 pontos, e faltam três jogos para o fim, o clube foi matematicamente rebaixado. Quem também foi rebaixado e não poderá alcançar o Novorizontino e a Chape é o Brusque – o quadricolor só tem 33 pontos e já jogou na rodada, só podendo alcançar os 39 pontos.
O Náutico estava na zona de rebaixamento desde a 17ª rodada e na lanterna desde a 25ª – Mesmo que vença do Grêmio no próximo domingo e seus adversários diretos percam os próximos jogos, o Timbu não será capaz de alcançar os pontos necessários para escapar do rebaixamento.
Esta será a terceira vez que o Náutico disputará a terceira divisão. Tendo sido campeão em 2019, o clube voltará à Série C depois de três anos na segunda divisão. Em 2020, passou perto da queda, finalizando na 16ª colocação, em 2021, o Náutico fez o melhor início da história da Série B, ficando 14 rodadas sem perder, mas entrou em uma sequência de derrotas e acabou na oitava colocação. Desta vez, mesmo fazendo um bom começo de temporada, sendo bicampeão pernambucano e chegando na semifinal da Copa do Nordeste, o Timbu irá permanecer 28 das 38 rodadas na zona de rebaixamento.